Papeleiras aguentam PSI-20 no verde
Lisboa encerrou ligeiramente acima da linha de água. A subida das papeleiras é que manteve a bolsa nacional no verde. A Altri, a Navigator e a Semapa continuam a beneficiar da descida do euro.
Lisboa encerrou ligeiramente acima da linha de água. E graças à subida das empresas ligadas ao papel, que continuam a beneficiar da descida do euro contra o dólar. Mas esta subida não foi generalizada, com as energéticas a cederem os ganhos iniciais.
O PSI-20 subiu 0,03% para 4.440,03 pontos, acompanhando o otimismo nas principais praças europeias. Empresas como a Altri, a Navigator e a Semapa mantiveram o índice no verde. As empresas registaram ganhos entre os 2% e os 3%, numa altura em que o euro continua a desvalorizar face à moeda norte-americana. As papeleiras ganham com esta tendência, uma vez que os seus negócios são em dólares.
O mesmo não se pode dizer do setor energético. A EDP, que começou por impulsionar o índice nacional no início da sessão, fechou no vermelho. A EDP perdeu 0,44% para 2,72 euros e a subsidiária EDP Renováveis avançou apenas 0,1% para 6,01 euros. A Galp Energia acabou por não acompanhar a subida dos preços do petróleo. A petrolífera recuou 0,55% para 12,60 euros.
Destaque negativo ainda para o BCP, que continua na mira dos investidores depois de a Fosun ter entrado para a estrutura acionista do banco. O banco caiu 1,51% para 1,2213 euros. No vermelho ficou ainda a Pharol, recuando 4,10% para 0,1870 euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Papeleiras aguentam PSI-20 no verde
{{ noCommentsLabel }}