Reino Unido. Emprego cai pela primeira vez num ano
Depois de mais de um ano sem cair, o emprego no Reino Unido está a sofrer as consequências da saída da União Europeia, que está cada vez mais próxima de acontecer.
O emprego no Reino Unido caiu pela primeira vez em mais de um ano no trimestre até outubro, momento em que o mercado mostrou sinais de fraqueza e a libra tem vindo a perder valor desde a votação do Brexit, em junho.
O número de pessoas empregadas caiu para os 31,76 milhões de pessoas em outubro, revelou o instituto de estatísticas britânico esta quarta-feira. Dados do instituto referem que o mercado “oscilou nos meses recentes”.
Os dados referentes a outubro mostraram que a taxa de desemprego aumentou para os 4,9% em outubro, depois de estar nos 4,6% em setembro. No saldo trimestral, o desemprego caiu nos três meses terminados em outubro para os 1,62 milhões.
Esta informação surge na véspera da decisão do Banco de Inglaterra sobre se mantém ou não a taxa de juro no nível mais baixo de sempre. A expectativa do banco central é, ainda assim, que a taxa de emprego se mantenha nos 5,6% nos próximos dois anos.
Depois de ter reduzido a taxa de juro em agosto, o conselho de governadores do banco alertou para os riscos do aumento da inflação, que já se verificou, depois da queda acentuada da libra desde a votação para deixar a União Europeia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Reino Unido. Emprego cai pela primeira vez num ano
{{ noCommentsLabel }}