PSI-20 interrompe maior ciclo de ganhos em meio ano
Acabou a maré de sorte para a bolsa nacional. O mais prolongado ciclo de ganhos em meio ano foi hoje interrompido, com o PSI-20 a encerrar no vermelho. BCP e Jerónimo Martins pressionaram.
Acabou a maré de sorte para a bolsa nacional. O PSI-20 interrompeu o ciclo de ganhos, depois de seis sessões consecutivas de subidas. O índice de referência acabou por acompanhar a tendência das pares europeias, pressionado pelo retalho e pela banca. E tudo isto num dia em que os juros da dívida portuguesa a dez anos regressaram a valores abaixo dos 4%, depois de o Fundo Monetário Internacional ter dito que crescimento económico de Portugal acima do previsto é “bem-vindo”.
O PSI-20 fechou em baixa de 0,5% para 4.663,14 pontos, depois de ter arrancado a negociação nos 4.695,09 pontos, o nível mais elevado desde janeiro. A bolsa nacional não resistiu às perdas da Jerónimo Martins. A retalhista fechou a cair 1,22% para os 16,20 euros, antes de prestar contas ao mercado. A dona do Pingo Doce anuncia resultados esta quarta-feira, após o fecho da bolsa. Os analistas do BPI Equity Research estimam um resultado líquido de 102 milhões de euros no quarto trimestre do ano passado.
Na banca, destaque negativo para o BCP. O banco liderado por Nuno Amado desvalorizou 2,86% para os 15,30 cêntimos. O FMI referiu, na quinta avaliação a Portugal, que os bancos têm de fazer ainda mais para resolver o crédito malparado, incluindo aumentar as provisões. No setor energético, a EDP fechou com poucas alterações, enquanto a EDP Renováveis perdeu 0,11%.
Mas nem todas as cotadas cederam a esta maré vermelha. Para além da Galp Energia — que ganhou 0,26% — a Corticeira Amorim, que apresentou esta manhã um resultado líquido de 102 milhões de euros e a proposta de um dividendo de 18 cêntimos por ação, somou 1,03% para 9,82 euros.
“Achamos que a Corticeira Amorim continua a gozar de um bom momento no mercado das rolhas de cortiça, especialmente nos segmentos premium”, destaca a análise do Haitong aos resultados apresentados esta manhã pela empresa liderada por António Rios de Amorim. “Novas aplicações para a cortiça é outra área de crescimento com a Corticeira Amorim a apostar numa unidade especializada no desenvolvimento de novas alternativas que podem representar novas formas de crescimento”, dizem ainda.
Na Europa, o cenário pintou-se de vermelho, com o Stoxx 600 ligeiramente abaixo da linha de água. Nem mesmo as ações do Lloyds, que dispararam 4%, foram suficientes para animar o mercado. Uma subida que aconteceu depois de o banco liderado por António Horta Osório ter reportado o dobro dos lucros e aumentado os dividendos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PSI-20 interrompe maior ciclo de ganhos em meio ano
{{ noCommentsLabel }}