Fisco avança com a liquidação do adicional ao IMI aos bancos e construtoras
As construtoras e os bancos vão, em breve, ser chamados, pelo Fisco, a liquidar o adicional ao IMI. O imposto é de 0,4% sob o valor patrimonial total do stock de imóveis.
O Fisco vai avançar com a liquidação do adicional ao IMI dentro de menos de um mês, pelo que, até setembro, bancos e empresas de construção serão chamados a pagar o imposto aplicado ao valor patrimonial do stock de imóveis para habitação que tenham na sua posse, avançou o Diário de Notícias.
O adicional ao IMI é pago uma única vez e, explica o jornal, foi desenhado de forma a não abranger a generalidade das empresas. No entanto, as construtoras são abrangidas, assim como os bancos, estes últimos com as casas cujas hipotecas foram executadas. O adicional ao IMI exclui, porém, os imóveis penhorados.
A taxa a pagar é de 0,4% sobre a soma do valor patrimonial tributário dos imóveis, não se aplicando o teto dos 600 mil euros como acontece no imposto normal. É a alternativa, com várias diferenças, ao antigo imposto de selo sobre os imóveis com valor patrimonial superior a um milhão de euros, indica o Diário de Notícias.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fisco avança com a liquidação do adicional ao IMI aos bancos e construtoras
{{ noCommentsLabel }}