Mais de mil empresas tecnológicas criadas nos últimos 12 meses
Uma análise desde 2007 e até 2016 revela que não há um aumento consecutivo anual, mas a diferença é significativa: em 2007, foram criadas 565 empresas e, em 2016 foram 981 -- um aumento de 74%.
Mais de mil empresas tecnológicas foram criadas em Portugal nos últimos 12 meses, segundo a Informa D&B, que destaca ainda que as empresas que trabalham nos setores ditos tecnológicos representam já 3% do tecido empresarial total.
Segundo a análise divulgada esta quarta-feira pela Informa D&B, entre abril de 2016 e março de 2017, foram criadas 1.032 empresas da área da tecnologia, o que diz ter acontecido “pela primeira vez no tecido empresarial português”.
Em relação ao tecido empresarial total, em março de 2017, estavam registadas 7.020 empresas tecnológicas em Portugal, o equivalente as 1,8% do total. Contudo, nem todas tinham de facto atividade comercial, destaca a Informa D&B.
Considerando apenas as empresas com menos de cinco anos, as de natureza tecnologia já representam cerca de 3% do total.
Fazendo uma análise desde 2007 e até 2016, não há um aumento consecutivo anual, mas a diferença é significativa: em 2007, foram criadas 565 empresas com classificação de atividades económicas (CAE) relacionadas com tecnologia e, em 2016, foram 981, um aumento de 74%.
A maior parte das empresas tecnológicas estão classificadas nos CAE de ‘atividades de consultoria informática’ e ‘atividades de programação informática’, sendo que nos CAE correspondentes a empresas tecnológicas estão ainda companhias de ‘fabricação de componentes eletrónicos’, ‘jogos de computador’, ‘portais web’, ‘edição de outros programas informáticos, outas atividades relacionadas com as tecnologias de informação e informática’ e ‘atividades de processamento de dados, domiciliação de informação e atividades relacionadas’.
Este estudo da Informa D&B foi feito para o evento Ativar Portugal, da Microsoft.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de mil empresas tecnológicas criadas nos últimos 12 meses
{{ noCommentsLabel }}