Morgan Stanley ajuda Prisa a vender Media Capital por 450 milhões
Grupo Prisa contratou o banco americano Morgan Stanley para encontrar um comprador para a Media Capital, dona da TVI. Franceses da Altice e a Sonae estão à espreita. Negócio avaliado em 450 milhões.
O grupo espanhol Prisa contratou o banco Morgan Stanley para ajudar a vender a totalidade da Media Capital, num negócio através do qual pretende arrecadar 450 milhões de euros. Mas se a Bloomberg avançou esta semana que a Altice, dona da Meo, está na corrida pela dona da TVI, há outro candidato de peso: a Sonae.
Juan Luís Cebrián, presidente do grupo, está a ser pressionado pelos acionistas e sobretudo pelo vencimento de uma dívida no próximo ano no valor de 958 milhões de euros. A venda da Media Capital serviria para pagar parte deste endividamento.
A notícia foi avançada pelo El Confidencial, citando fontes próximas dos acionistas. De acordo com aquele jornal espanhol, a parte positiva da Media Capital e que pode atrair interessados é o negócio da televisão. A TVI mantém uma posição de liderança no sinal aberto. A Media Capital detém ainda as rádios Rádio Comercial, Cidade FM e M80.
Em 2016, a Media Capital faturou 174 milhões de euros, tendo alcançado um lucro de 19,1 milhões de euros.
Um dos fortes candidatos à compra da Media Capital é a Altice, dona da PT Portugal e Meo. A Bloomberg adiantou esta semana que o grupo francês está a ponderar avançar com uma oferta sobre a dona da TVI no sentido de reforçar o seu portefólio de conteúdos televisivos.
Mas há mais candidatos. E o El Confidencial dá conta do interesse da Sonae, o conglomerado português liderado pela família Azevedo. A Sonae tem interesses em várias áreas, sobretudo no grande retalho. É dona da cadeia de hipermercados Continente, Worten e Zippy. Na área das telecomunicações, a Sonae é um dos principais acionistas da Nos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Morgan Stanley ajuda Prisa a vender Media Capital por 450 milhões
{{ noCommentsLabel }}