Abertura da ADSE a novos beneficiários derrapa para setembro
Em causa está o atraso nas eleições dos representantes dos beneficiários que vão integrar o conselho geral da ADSE.
O alargamento do acesso à ADSE a novos beneficiários voltou a ser adiado. Inicialmente, a expectativa era que, em maio, este processo já estivesse concluído. Mas o atraso na escolha dos representantes dos beneficiários que vão integrar o conselho geral e de supervisão da ADSE voltou a adiar a abertura a novos beneficiários. Agora, isto só deverá acontecer na primeira quinzena de setembro, noticia o Público (acesso condicionado), esta segunda-feira.
O mesmo jornal lembra que a portaria que regulamenta o processo eleitoral para escolher os quatro representantes com assento no conselho geral e de supervisão da ADSE já está concluída e pronta para ser publicada em Diário da República. Uma vez publicada, o processo eleitoral terá de ocorrer no prazo de dez dias. Juntando-se os prazos necessários para a convocação das eleições, o processo acabaria por coincidir com o período de férias.
Por isso, diz Carlos Liberato Baptista, presidente da ADSE, não há ainda condições para fazer as eleições, já que o objetivo é que o processo seja participado. A eleição deverá, assim, ocorrer “durante a primeira quinzena de setembro”, diz.
Esta é já a segunda vez que o processo é adiado. No final de março, a Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP) dava conta de que o acesso à ADSE por novos beneficiários deveria ser possível a partir de maio. O processo acabou por derrapar para o verão, pelo atraso nas eleições. Agora, volta a ser atrasado para setembro.
Quando entrar finalmente em vigor, o novo regulamento deverá estender os serviços da ADSE aos cônjuges de beneficiários, filhos dos beneficiários que tenham entre 26 e 30 anos e trabalhadores de empresas públicas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Abertura da ADSE a novos beneficiários derrapa para setembro
{{ noCommentsLabel }}