PSD quer ouvir a ANAC por causa dos incidentes com drones
Numa semana em que se registaram dois novos incidentes envolvendo drones a perturbarem a aviação civil, o PSD vai requerer uma audiência ao presidente da ANAC. Gabinete de prevenção vai fazer estudo.
O PSD quer ouvir o presidente da Autoridade Nacional Aviação Civil (ANAC) no parlamento sobre as condições de segurança aeronáuticas, na sequência de vários problemas com aviões envolvendo drones, segundo o requerimento a que a Lusa teve acesso.
Os deputados sociais-democratas fazem este pedido de audição do presidente do regulador da aviação civil, Luís ribeiro, após esta semana ter havido dois incidentes envolvendo drones e aviões comerciais, por considerarem que é “relevante conhecer os factos e proceder a uma avaliação das condições de segurança” do setor.
Esta sexta-feira, um avião da Aero Vip, do Grupo Seven Air, foi obrigado a realizar uma manobra para evitar a colisão com um drone a 300 metros de altitude quando estava em aproximação para aterrar no Aeródromo de Cascais.
“Na aproximação à pista 35 de Cascais vislumbrei um objeto que julguei ser uma ave. Ao aproximar-me, apercebi-me de que se tratava de um drone de grandes dimensões, de quatro rotores. Tive de mergulhar, aumentar a razão da descida, para evitar a colisão com o drone, que passou a cerca de cinco metros acima da asa esquerda”, relatou nesse dia o piloto à Lusa.
O comandante Jorge Cernadas acrescentou que o incidente ocorreu pelas 18h, num momento em que o drone “estava na linha de voo que o avião seguia” sobre a vila de Tires (distrito de Lisboa), a “dois, três minutos de aterrar”. O Dornier 228, com 14 pessoas a bordo, já estava então com a configuração de aterragem e com o trem em baixo. O avião (com capacidade para 18 passageiros) tinha descolado de Portimão para o Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires, com 12 passageiros e dois tripulantes.
O destino final foi Bragança, onde aterrou entretanto. A companhia Aero Vip, do Grupo Seven Air, é responsável pela ligação aérea regional Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão, e vice-versa, efetuada diariamente.
Na quarta-feira à noite, um avião da TAP, com cerca de 130 passageiros, cruzou-se com um drone a 700 metros de altitude, quando se preparava para aterrar no Aeroporto de Lisboa. O Airbus 319, proveniente de Milão, Itália, “cruzou-se” com o drone por volta das 21h, no momento em que a aeronave estava à vertical da Ponte 25 de Abril, na zona de Alcântara, e a poucos minutos de aterrar no Aeroporto Humberto Delgado.
A 1 de junho, um Boeing 737-800, da companhia TVF, France Soleil, grupo Air France/KLM, com cerca de 160 passageiros, teve de realizar várias manobras para evitar a colisão com um drone a 450 metros, quando a aeronave se preparava para aterrar no aeroporto do Porto.
O regulamento da Autoridade Nacional de Aviação Civil proíbe o voo destes aparelhos a mais de 120 metros de altura e nas áreas de aproximação e descolagem de um aeroporto. Um drone é um aparelho não tripulado de comando remoto.
Gabinete de Prevenção vai realizar um estudo de segurança
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) anunciou este sábado a realização de um estudo de segurança devido aos recentes incidentes. “O GPIAAF decidiu iniciar a realização de um estudo de segurança com vista a caracterizar o histórico de ocorrências deste tipo no nosso país, analisar a eficácia da regulamentação nacional sobre esta matéria e comparar com as práticas que estão a ser utilizadas noutros países para a prevenção deste tipo de ocorrências, com vista à eventual emissão de recomendações às entidades relevantes”, disse à agência Lusa o diretor do GPIAAF.
Nelson Oliveira justificou a medida com “a frequência e características das recentes ocorrências envolvendo a presença de ‘drones’ na trajetória de aeronaves”, ressalvando, contudo, que as ocorrências reportadas “constituem uma violação da regulamentação aplicável e um potencial ilícito de natureza criminal por parte dos seus responsáveis”.
O estudo de segurança, liderado pelo GPIAAF, no âmbito das suas atribuições de prevenção de acidentes com aeronaves, contará com a participação de especialistas externos e envolverá a audição das principais partes interessadas neste assunto.
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