Fitch. Bolsa nacional tem melhor sessão num mês
O PSI-20 valorizou mais de 1%, apresentando um dos melhores registos na Europa. O índice foi suportado pela subida do BCP, Sonae e Navigator.
A bolsa nacional arrancou a semana com a melhor sessão em um mês. O PSI-20 valorizou acima de 1%, depois de a Fitch ter revisto para “positiva” a sua perspetiva para o rating português, num dia marcado por ganhos um pouco por toda a Europa. O avanço do índice português foi suportado pela valorização das ações do BCP, Sonae e Navigator.
O PSI-20 terminou com uma valorização de 1,07%, para os 5.330,6 pontos, com 16 dos seus 19 títulos no verde. Tratou-se do melhor registo diário desde 19 de maio, com o índice bolsista nacional a renovar máximos de dezembro de 2015.
A bolsa nacional acompanhou o forte desempenho registado pelas principais praças europeias, que foi superado apenas pela subida de 1,13% do índice alemão Dax. Os investidores nacionais receberam com bons olhos a revisão em ata da perspetiva para a dívida soberana nacional, de “estável” para “positiva”, por parte da Fitch, o que poderá indicar que Portugal poderá ser em breve do “lixo”.
A valorização do índice nacional foi suportada pelo avanço dos títulos do BCP, que somaram 2,27%, para os 24,29 cêntimos, mas foi também apoiada na subida dos títulos da Sonae. As ações da retalhista avançaram 4,31%, para os 97 cêntimos, no dia em que a sua participada Sonae Capital anunciou a compra da Adira, uma empresa de moldagem de metal.
Referência ainda para a subida de 2,56%, para os quatro euros, das ações da Navigator, que também ajudaram a puxar pelo PSI-20. Contudo, as subidas foram encabeçadas pela Ibersol que viu as suas ações somarem 5,97%, para os 15,36 euros.
Pela negativa, destaque para a Mota-Engil, que viu as suas ações corrigirem 1,73%, para os 2,61 euros. No mesmo sentido encerrou a EDP Renováveis, a única energética que desvalorizou: 0,01%, para 7,03%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fitch. Bolsa nacional tem melhor sessão num mês
{{ noCommentsLabel }}