BCE dá luz verde a Forero na liderança do BPI

  • ECO
  • 25 Julho 2017

O 'ok' do supervisor europeu era o único passo formal que faltava. Apresentação de resultados semestrais, esta terça-feira, já vai ser feita por Pablo Forero.

O Banco Central Europeu já deu luz verde à nomeação do espanhol Pablo Forero como presidente executivo do BPI, avança o Jornal de Negócios (acesso pago). Assim, a apresentação de resultados semestrais do banco esta terça-feira já vai ser feita pelo novo responsável que veio substituir Fernando Ulrich aos comandos da instituição.

Aprovar a nomeação do novo conselho de administração, escolhido pelo CaixaBank, o grupo que tem a maioria do capital do BPI, foi algo de demorou mais de cinco meses, tendo em conta que o nome de Forero foi anunciado em fevereiro e foi feito também nessa data o pedido de registo da nova equipa junto do BCE. A aprovação em assembleia-geral da nova equipa foi feita em abril e o ok do supervisor europeu surge agora.

Apesar de, formalmente, a mudança só produzir efeitos agora, na prática, os gestores indicados pela instituição catalã já dirigem os destinos do BPI desde que foram aprovados pelos acionistas.

O BPI apresenta esta terça-feira resultados semestrais e segundo as previsões dos analistas do CaixaBI, o banco terá registado prejuízos de 47 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, uma estimativa que não inclui o impacto da redução de quadros.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE dá luz verde a Forero na liderança do BPI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião