Banco de Inglaterra mantém taxas de juro apesar da subida da inflação
Apesar de a inflação ter subido em agosto para 2,9%, o banco central britânico manteve a taxa de juros nos 2,5%.
O Banco de Inglaterra decidiu hoje deixar as taxas de juro inalteradas, apesar de a inflação ter subido em agosto para 2,9%. A taxa principal mantém-se em 0,25%, uma decisão aprovada por maioria de sete votos contra dois no comité de política monetária do banco central.
O programa de compra de dívida também não vai registar mudanças, mantendo-se em 435 mil milhões de libras (480 mil milhões de euros), com a instituição a considerar que persistem riscos de desaceleração económica.
O banco central baixou em agosto a sua previsão de crescimento, passando-a de 1,9% para 1,7%, e avisou que a economia continuará penalizada pelos efeitos do Brexit, a saída britânica da União Europeia. A desvalorização da libra após o referendo que ditou a saída, realizado em junho de 2016, tem feito subir a inflação, com as importações mais caras.
O objetivo oficial de inflação do Banco de Inglaterra é de 2%, pelo que existe a possibilidade de uma subida das taxas de juro nos próximos meses, se o aumento dos preços continuar acima do pretendido. No comunicado divulgado após a reunião, o Banco de Inglaterra explica que a economia britânica continua a ter espaço para o crescimento e que o desemprego se encontra no nível mais baixo em 40 anos, 4,3%.
A instituição diz que se mantém alerta para reagir a um possível impacto das negociações com Bruxelas para o Brexit, que devem culminar com a saída do Reino Unido da UE em 20 de março de 2019.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco de Inglaterra mantém taxas de juro apesar da subida da inflação
{{ noCommentsLabel }}