Quer um iPhone X? Boa sorte. Esgotou em dez minutos
As pré-vendas do iPhone X arrancaram esta sexta-feira, mas... o aparelho esgotou em menos de dez minutos. Apple estará com sérios problemas de stock, o que poderá ameaçar o sucesso.
As pré-encomendas do iPhone X arrancaram esta sexta-feira. No entanto, na loja oficial da Apple o novo telemóvel topo de gama da marca esgotou rapidamente. Bastaram dez minutos para o stock ser completamente arrebatado pelos milhões de fãs que anseiam pelo novo aparelho.
As vendas arrancaram às 8h00, hora de Lisboa. Eram 8h10 quando o iPhone X deixou de estar disponível na loja da Apple, adianta o The Guardian. Houve relatos de problemas e dificuldades em aceder ao site da marca, presumivelmente devido à elevada quantidade de acessos. As primeiras unidades do iPhone X deverão chegar às mãos dos utilizadores a partir do próximo dia 3 de novembro, mas a Apple estará a adiar as datas de entrega pelo menos até dezembro.
A par dos iPhones 8 e 8 Plus, o iPhone X é outro dos modelos lançados este ano. Trata-se de um dispositivo premium, com um novo desenho, com tecnologias avançadas nunca antes adotadas pela fabricante e novas funcionalidades. É o telemóvel mais caro da marca da maçã, com um preço inicial de 999 dólares nos Estados Unidos. Entre as novidades está a capacidade de desbloquear o aparelho através do reconhecimento da cara do utilizador, bem como o ecrã tátil OLED, com cores mais naturais, brilhantes e contrastadas.
O programa de pré-encomendas da Apple é uma manobra inteligente por parte da empresa. Como explicou a Bloomberg, é uma forma de a Apple conseguir agarrar os clientes antes de estes se voltarem para outras marcas, como as rivais Samsung ou Huawei. Ambas lançaram recentemente novos telemóveis capazes de concorrer com o iPhone X, respetivamente o Galaxy Note 8 e o Mate 10. Este foi, por isso, um dia crucial para a gigante tecnológica, naquele que é o trimestre mais importante nas suas contas.
Mas o facto de o iPhone X ter esgotado tão rapidamente não é propriamente uma boa notícia para a Apple. A empresa estará a ter sérias dificuldades em manter os níveis de stock razoáveis face à elevada procura do telemóvel no mercado.
A Apple depende exclusivamente de um fornecedor de ecrãs OLED (curiosamente, a Samsung Displays), enquanto o fabrico dos componentes necessários ao reconhecimento facial também será um desafio — ao ponto de a empresa ter pedido aos fornecedores para reduzirem a precisão do sensor de reconhecimento para facilitar o fabrico, de acordo com a agência. Algo que a empresa já veio desmentir. Alegadamente, a Apple estima agora uma produção anual de 20 milhões de iPhones X, metade do que estaria inicialmente planeado.
Em Portugal, as pré-encomendas do iPhone X também já arrancaram nas principais operadoras e lojas. O telemóvel é significativamente mais caro, com a versão de 64 GB a custar 1.179,99 euros, enquanto a versão mais espaçosa, com 256 GB de armazenamento, custa 1.359,99 euros, como o ECO já tinha noticiado.
Contudo, as quebras de stock do iPhone X são apenas uma das preocupações da Apple neste momento. As elevadas expectativas em relação ao modelo premium terão prejudicado as vendas dos dois outros novos modelos lançados este ano. Os números não são famosos: enquanto, no ano passado, as vendas dos iPhones 7 e 7 Plus representaram 43% do total de telemóveis vendidos pela marca no trimestre, este ano, as vendas de iPhones 8 e 8 Plus deverão representar somente 16% das vendas.
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