Mariano Rajoy assume que quer ser candidato nas próximas eleições
O presidente do governo espanhol quer ser candidato nas próximas eleições. Sobre Puigdemont, garante que fará o possível para que este não seja investido presidente da Generalitat.
O presidente do Governo espanhol assume que quer recandidatar-se nas próximas eleições. Mariano Rajoy diz mesmo que caminha “em boa direção”.
O jornal espanhol El País cita uma entrevista de Mariano Rajoy, à rádio Onda Cero, na qual o governante sublinha que é preciso ver como evoluem os acontecimentos mas insistiu que vai tentar, isto numa altura em que alguns dirigentes do PP puseram, em privado, o debate da renovação do partido, depois do revés eleitoral nas passadas eleições catalãs.
“Na medida em que vá vendo como se vão produzindo os acontecimentos, tentarei repetir a eleição. À data de hoje, é minha convicção que serei candidato”, afirmou Rajoy.
Ainda na mesma entrevista, o presidente do Governo Regional pronunciou-se sobre Carles Puigdemont. Rajoy assegurou que tudo fará para que se cumpra a lei em Espanha, de forma a que o ex-presidente da Catalunha não seja investido presidente da Generalitat.
Rajoy afirma mesmo que está preparado para recorrer ao Tribunal Constitucional, após a decisão da mesa do Parlamento porque tem que “cumprir sempre os procedimentos”. “O Governo de Espanha fará tudo o que é possível para que cumpra a lei em Espanha, essa é a nossa obrigação. E irei cumpri-la, como quando pus em marcha o artigo 155.º”, assegurou Rajoy.
O primeiro-ministro espanhol confirmou ainda que já recebeu a carta do presidente do Parlamento, Roger Torrent, mas não quis adiantar qual o teor da sua resposta. Mas sublinha que Torrent não pode pretender que o Governo tome alguma decisão que “não pode tomar”.
Rajoy afirmou ainda que há que respeitar as decisões judiciais e que, por “sorte”, Espanha é “uma democracia com divisão de poderes”.
Perante a possibilidade de Puigdemont regressar a Espanha, limitou-se a dizer: “É bom que todo o mundo assuma as suas responsabilidades. Já sabe quais são as regras do jogo. Espanha é uma democracia e quando não se respeita a lei, há consequências”. Rajoy assegurou mesmo que, se Puigdemont regressar a Espanha, será detido.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mariano Rajoy assume que quer ser candidato nas próximas eleições
{{ noCommentsLabel }}