Preços sobem 1,1% em janeiro

A estimativa rápida do INE indica que os preços desaceleraram face à inflação média de 2017 que ficou nos 1,4%.

É a primeira vez que o Instituto Nacional de Estatística divulga uma estimativa rápida para a inflação. No último dia do mês, com a informação que existe, o INE estima que a inflação registada em janeiro tenha sido de 1,1%. A inflação subjacente — que exclui produtos alimentares e não transformados e os combustíveis — ficou em 1%. A inflação anual registada em 2017 tinha sido de 1,4%.

“Tendo por base a informação apurada até à data do presente destaque, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido de 1,1% em janeiro de 2018”, avança o INE esta quarta-feira. Esta variação dos preços representa uma desaceleração face à média registada no ano passado: a inflação aumentou 1,4% em 2017, recuperando dos 0,6% registados em 2016.

“Em linha com a prática de divulgação do Eurostat e de alguns institutos de estatística de Estados-Membros da União Europeia, o INE inicia a publicação de uma estimativa rápida do IPC/IHPC com o objetivo de fornecer uma indicação avançada sobre o comportamento da inflação”, explica o INE, ressalvando que estes dados não podem ser utilizados em “atualizações de valores no âmbito de contratos ou de processos em contencioso”.

Esta quarta-feira também o Eurostat divulgou os resultados da zona euro. Segundo o gabinete de estatísticas europeu, a inflação deverá ter uma variação de 1,3% em janeiro, 0,2 pontos percentuais acima da variação verificada em Portugal. Isto traduz-se também numa desaceleração dos preços a nível europeu face ao ano passado.

Ainda assim, o INE destacada que “os resultados apresentados tenderão a ser próximos dos definitivos, atendendo aos resultados obtidos nos últimos dois anos em que o INE internamente produziu estas estimativas“. Os dados definitivos referentes ao mês de janeiro serão publicados no próximo dia 12 de fevereiro.

Os dados divulgados esta quarta-feira mostram não só uma desaceleração face ao total do ano passado, mas também face ao mês anterior. Em dezembro, a variação homóloga da inflação tinha atingido os 1,6%. A inflação subjacente, que retira os produtos mais expostos a choques temporários nos preços, tinha ficado nos 1,2%.

“Relativamente à variação média dos últimos doze meses, o IPC registou uma taxa estimada de 1,3% (o valor apurado em dezembro de 2017 foi 1,4%)”, refere ainda o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que se estivermos a falar da inflação subjacente a taxa de variação nos últimos doze meses foi idêntica (1,1%).

(Notícia atualizada às 10h10 com informação do Eurostat)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços sobem 1,1% em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião