“A forma da água” conquista Academia nos Óscares mais femininos e latinos da história
Teatro Dolby consagrou "A forma da água", do mexicano Guuillermo del Toro, como filme do ano. Realizador levou dois Óscares para casa.
Em cinco anos, quatro Óscares. O realizador mexicano Guillermo del Toro foi ao Teatro Dolby para arrecadar mais duas estatuetas durante a madrugada desta segunda-feira. O filme que assina, “A forma da água”, arrecadou o Óscar de Melhor filme do ano e ele, o realizador, levou também para casa o Óscar na categoria de Melhor Realizador. Das 13 nomeações, o filme venceu em quatro.
“Sou imigrante, como os meus, e como muitos de vocês”, sublinhou o mexicano no discurso de agradecimento, sublinhando a importância da indústria cinematográfica no processo de “ajudar a apagar as linhas na areia”.
Nos Óscares “mais femininos, negros e latinos da história”, como lhes chama o El País, Francis McDormand (Três cartazes à beira da estrada) levou a estatueta de Melhor atriz principal. Já o Melhor ator principal foi para Gary Oldman (A hora mais negra).
“Somos sonhadores. Crescemos a sonhar com o dia em que trabalharíamos a fazer filmes. Os sonhos são o fundamento da América”, disseram juntos, em palco, Lupita Nyong’o, norte-americana negra de origem mexicana, e Kumail Nanjiani, paquistanês criado no estado de Iowa.
Veja a lista completa de vencedores:
- Melhor Filme: “The Shape of Water” (“A Forma da Água”);
- Melhor Ator: Gary Oldman, em “Darkest Hour” (“A Hora Mais Negra”);
- Melhor Atriz: Frances McDormand, em “Three Billboards Outside Ebbing, Missouri” (“Três Cartazes à Beira da Estrada”);
- Melhor Ator Secundário: Sam Rockwell, em “Three Billboards Outside Ebbing, Missouri” (“Três Cartazes à Beira da Estrada”);
- Melhor Atriz Secundária: Allison Janney, em “I, Tonya” (“Eu, Tonya”);
- Melhor Realizador: Guillermo del Toro, “The Shape of Water” (“A Forma da Água”)
- Melhor Filme de Animação: “Coco”;
- Melhor Curta de Animação: “Dear Basketball”;
- Melhor Curta-Metragem: “The Silent Child”;
- Melhor Documentário: “Icarus” (Bryan Fogel e Dan Cogan);
- Melhor Curta Documental: “Heaven is a Traffic Jam on the 405”;
- Melhor Montagem: Lee Smith, em “Dunkirk”;
- Melhor Filme Estrangeiro: “Una Mujer Fantástica” (“Uma Mulher Fantástica”), do Chile;
- Melhor Fotografia: Roger Deakins, em “Blade Runner 2049”;
- Melhor Guarda-Roupa: Mark Bridges, em “Phantom Thread” (“A Linha Fantasma”);
- Melhor Caracterização: Kazuhiro Tsuji, David Malinowski e Lucy Sibbick, em ”Darkest Hour” (“A Hora Mais Negra”);
- Melhor Banda Sonora: Alexandre Desplat, em “The Shape of Water” (“A Forma da Água);
- Melhor Canção Original: “Remember Me” (Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez), do filme “Coco”;
- Melhor Direção de Arte: Paul Denham Austerberry, Shane Vieau e Jeff Melvin, em “The Shape of Water” (“A Forma da Água”);
- Melhor Edição Sonora: Richard King e Alex Gibson, em “Dunkirk”;
- Melhor Mistura de Som: Mark Weingarten, Gregg Landaker e Gary A. Rizzo, em “Dunkirk”;
- Melhores Efeitos Visuais: John Nelson, Paul Lambert, Richard R. Hoover e Gerd Nefzer, em “Blade Runner 2049”;
- Melhor Argumento Original: Jordan Peele, em “Get Out”;
- Melhor Argumento Adaptado: James Ivory, em “Call Me By Your Name” (“Chama-me Pelo Teu Nome”).
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