Reembolsos do IRS já começaram a ser pagos

  • ECO
  • 12 Abril 2018

Quem entregou a declaração de IRS nos primeiros dias deste mês já começou a receber o reembolso. Sindicato justifica a rapidez com o facto de as declarações automáticas não precisarem de validação.

Quem entregou a declaração de IRS automático nos primeiros dias deste mês já começou a receber o reembolso. A entrega da declaração através da internet começou no dia 1 de abril e os contribuintes terão até ao final de maio para fazê-lo. O sindicato justifica a rapidez com o facto de as declarações automáticas não precisarem de validação.

Em declarações ao Dinheiro Vivo, Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), esclarece que a rapidez do pagamento se deve ao facto de as declarações automáticas “não necessitarem de validação”, o que faz com que sigam “de imediato para reembolso”. Isto no caso de não haver qualquer problema ou divergência. O ECO contactou o Ministério das Finanças, mas ainda não obteve qualquer informação adicional.

No ano passado, o Estado demorou, em média, 12 dias para reembolsar os contribuintes que entregaram o IRS automático e cerca de 23 dias nos restantes casos. Estes prazos médios podem diminuir porque, por um lado, o número de pessoas abrangidas pela versão automática é maior. E, por outro, porque este ano não são aceites declarações em papel.

Este ano, todos os contribuintes terão de entregar a declaração através da Internet, entre 1 de abril e 31 de maio. Os serviços da AT, os Espaços Cidadão e as juntas de freguesia vão prestar apoio no envio eletrónico da declaração. Serão já três milhões os agregados que podem vir a ser abrangidos pelo IRS Automático em 2018, indicou o Governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reembolsos do IRS já começaram a ser pagos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião