Há mais um ativista a querer mandar na EDP Renováveis
Depois de um trio de fundos internacionais terem pedido lugar na administração da EDP Renováveis, agora há mais um investidor ativista a procurar assento na gestão da empresa liderada por Manso Neto.
Há mais um investidor ativista a quer um lugar no conselho de administração da EDP Renováveis. O fundo alemão Shareholder Value Management anunciou esta sexta-feira que comprou 2% da cotada portuguesa. E vai propor um nome para o board.
“A Frankfurter Aktienfonds für Stiftungen e outros fundos geridos pela Shareholder Value Management compraram recentemente 17,6 milhões de ações da EDP Renováveis, representando 2% do capital da companhia. Subsequentemente, a Shareholder Value Management empreendeu um esforço com outros acionistas minoritários, que detêm cerca de 6% dos votos, para requerer a nomeação de Alejandro Fernandez de Araoz para o conselho de administração“, lê-se no comunicado divulgado esta sexta-feira.
Este anúncio surge numa altura em que a EDP Renováveis EDPR 0,00% está a ser alvo de uma oferta pública de aquisição (OPA) da parte da China Three Gorges. Mas a oferta só avançará se os chineses forem bem-sucedidos na compra da maioria das ações da EDP — que detém 82% do capital da sua subsidiária de energias limpas.
A Shareholder Value Management aplaude o comportamento da EDP Renováveis e da EDP “por respeitarem o pedido ao incluírem a nomeação do diretor na ordem de trabalhos na próxima assembleia geral de acionistas da EDP Renováveis, que terá lugar a 27 de junho“.
“Além disso, a Shareholder Value Management acredita que a elevada qualidade dos ativos da EDP Renováveis, combinada com a inclusão da representação dos acionistas minoritários no governo da empresa, vai determinar a criação de valor para todos os acionistas”, diz o fundo alemão, que pretende manter uma relação “estável e de longo prazo” enquanto acionista da empresa liderada por Manso Neto.
Antes da Shareholder Value Management, um fundo que gera ativos no valor de três mil milhões de euros, já a Axxion, a Moneta Asset Management e a Massachusetts Financial Services haviam pedido à EDP Renováveis para passarem a estar representados na administração da empresa.
(Notícia atualizada às 13h00)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Há mais um ativista a querer mandar na EDP Renováveis
{{ noCommentsLabel }}