Alexandra Leitão: Mexer na idade da reforma dos professores “é caminho possível”
O Governo está "à espera de um sinal dos sindicatos" para desbloquear a negociação, mas poderá ter de entrar por outros caminhos. A idade da reforma é um.
A secretária de Estado da Educação admite que uma das formas de aproximar os interesses do Governo e dos professores é através da mudança na idade da reforma. Em entrevista ao Jornal de Negócios (acesso pago), Alexandra Leitão afirmou que o Governo atingiu o “limite negocial” em relação ao tempo a considerar nas progressões do Governo, mas que “não se deu nada por encerrado”, podendo agora partir para um novo caminho.
“É, em abstrato, um caminho possível [o da mudança na idade da reforma]. O envelhecimento do corpo docente é algo que preocupa o Ministério da Educação”, apontou a secretária de Estado. “E como isso nos preocupa, a questão de eventualmente as pessoas poderem aposentar-se mais cedo tem sido falada com os sindicatos, muitas vezes no quadro da análise do desgaste da profissão.”
No entanto, Alexandra Leitão afirma que “não é agora o que está em cima da mesa”, uma vez que “temos uma proposta que vai ao encontro do que nos tínhamos comprometido fazer”.
Para desbloquear a negociação, o Governo está “à espera de um sinal dos sindicatos”, mas que pode ainda seguir outros caminhos. “Estamos agora a negociar o despacho de organização do ano letivo e há a questão do que é incluído na componente não letiva. Uma das coisas [em discussão] são as reuniões imprevistas”, que segundo Alexandra Leitão roubam tempo à preparação das aulas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alexandra Leitão: Mexer na idade da reforma dos professores “é caminho possível”
{{ noCommentsLabel }}