5 coisas que vão marcar o dia

A semana fecha com o encontro entre a administração da CGD e o maior sindicato do banco público para discutirem o acordo de empresa. INE divulga os dados do desemprego e inflação.

A semana fecha em clima de alguma tensão para os lados da Caixa Geral de Depósitos, onde terá lugar a primeira reunião entre a administração do banco público e o maior sindicato. Em causa está a discussão em torno do acordo de empresa, que a administração denunciou em julho último. Na Rynair, as greves continuam na ordem do dia. Entretanto, Centeno e Vieira da Silva vão à concertação social falar sobre as grandes orientações políticas em matéria orçamental. Isto num dia em que se ficam a conhecer os dados do desemprego e da inflação para o mês de agosto.

CGD e Sindicato discutem acordo de empresa

A administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o STEC reúnem esta sexta-feira para discutir o acordo de empresa. É a primeira reunião desde que a administração do banco público fez a denúncia do acordo no final de julho, pretendendo acabar com as diuturnidades e promoções automáticas. O STEC apresentou uma contraproposta.

Ryanair. As greves continuam

A vida não está fácil na Ryanair. Hoje é dia de mais uma greve dos tripulantes de cabine a operarem em cinco países, entre os quais Portugal. A greve foi convocada por vários sindicatos representativos de tripulantes de cabina da Bélgica, Itália, Espanha e Portugal. Em causa está a aplicação das leis laborais nacionais e não a irlandesa, país de origem da companhia aérea.

Centeno e Vieira da Silva na comissão permanente de Concertação Social

Com a apresentação do Orçamento de Estado para 2019 cada vez mais perto, multiplicam-se as discussões à volta das grandes orientações políticas sobre matéria orçamental. Nesse sentido, os ministros das Finanças e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social estarão esta tarde presentes na comissão permanente de concertação social exatamente para discutir o tema.

Inflação desacelera?

Depois de em agosto se ter registado uma ligeira desaceleração do crescimento dos preços na zona euro, há alguma expectativa quanto aos dados do Eurostat que serão conhecidos esta sexta-feira. Por cá, o Instituto Nacional de Estatística divulga os dados referentes a Portugal. Em agosto a taxa fixou-se em 1,3%.

Desemprego mantém trajetória de redução?

Depois de em julho a taxa de desemprego ter estabilizado nos 6,8%, um valor igual ao do mês de junho, a taxa mais baixa desde setembro de 2002, é agora a vez do Instituto Nacional de Estatística divulgar os dados referentes a agosto. A expectativa é a de saber se a trajetória de redução seguida nos últimos meses se mantém, ou se os dados começam a dar sinais de algum estagnação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião