Conheça as suas finanças como a palma da mão com estas cinco apps
Gerir as finanças pessoais e ainda conseguir poupar no final do mês pode ser uma verdadeira odisseia. O ECO selecionou cinco aplicações que prometem ajudá-lo a ter as suas finanças debaixo de olho.
Quando o assunto é poupança, as dificuldades e os entraves não tardam a surgir. Com tantas entradas e saídas de dinheiro das contas bancárias, pode tornar-se difícil gerir os gastos e saber o que se está realmente a poupar ao final do mês. Mas há aplicações que prometem ajudá-lo nesta odisseia, para que poupar não seja nenhum “bicho de sete cabeças”.
Há apps para todos os gostos, preços e sistemas operativos. O ECO selecionou cinco aplicações de finanças pessoais que prometem ajudá-lo a ter o seu património sempre debaixo de olho.
1. Mint
É considerada por vários especialistas uma das melhores apps de finanças pessoais. A Mint é daquelas que reúne todos os registos num só lugar, ajudando o utilizador a controlar e registar os gastos pessoais, ficando mais consciente das compras e dos pagamentos que faz diariamente.
É, também, possível sincronizar as contas bancárias e os cartões de crédito, assim como as contas mensais, de modo a ter tudo bem organizado numa única aplicação.
Preço: Grátis | Sistemas: Android e iOS
2. Money Lover
A Money Lover apresenta-se como a solução “tudo em um”. O objetivo da app passa por assegurar que os utilizadores têm uma vida financeiramente mais segura. Para isso, a aplicação permite gerir despesas, criar orçamentos, manter debaixo de olho as poupanças e, até mesmo, as faturas, para que não se esqueça para onde é que o dinheiro vai. Pode gravar e agendar transações, planear um orçamento e pensar nas despesas que consegue cortar.
Além disso, pode ativar as notificações para ser avisado quando um orçamento atingir o limite estabelecido, bem como criar objetivos de poupança realizáveis, uma espécie de mealheiro programado. Tudo isto pode ser usado no seu dispositivo móvel (smartphone, tablet ou smartwatch) ou — e esta é a grande novidade da app — no seu computador.
Preço: Grátis | Sistemas: Android, iOS e Windows Phone
3. Toshl Finance
“De todas as aplicações para monitorizar as despesas, uma das mais difíceis de bater é a Toshl Finance.” Foi assim que o The New York Times (acesso pago, conteúdo em inglês) descreveu a aplicação. Os tutoriais que explicam como tudo funciona e a linguagem simplificada jogam a favor desta app, bem como a possibilidade de adaptação às diferentes moedas do mercado (incluindo também as moedas digitais).
A Toshl Finance permite, não só o registo de gastos, como a associação de movimentos a uma localização no mapa. Além disso, apresenta-lhe gráficos organizados que lhe dão uma visão geral do fluxo mensal do seu dinheiro e que lhe dizem quanto é que lhe sobra para gastar este mês, dentro dos limites do orçamento que estipula previamente.
Preço: Grátis | Sistemas: Android e iOS
4. Meu orçamento
Nesta aplicação poderá criar vários orçamentos e definir objetivos para vários períodos. Pode, por exemplo, criar um limite mensal de abastecimento de combustível ou um limite semanal de compras. Os gráficos estilo pizza revelam qual é a fatia de maiores gastos, categorizando todas as entradas e saídas de dinheiro com tópicos (roupa, móveis, carro, entre outros).
Há, ainda, a possibilidade de realizar simulações de gastos e previsões para o mês seguinte, a partir de gastos futuros fixos.
Preço: Grátis | Sistemas: Android e iOS
5. Mobilis
Se é daqueles que volta e meia faz uma viagem, esta pode ser a aplicação certa para si. Além das características mais comuns entre as aplicações de finanças pessoais, a Mobilis permite ativar o “Modo de Viagem”, o que faz com que todas as suas despesas passem a ser agrupadas, automaticamente, numa única categoria. Assim, depois de regressar, saberá exatamente o que gastou enquanto esteve a viajar e quais as despesas que não estão relacionadas com a viagem.
Preço: Grátis | Sistemas: Android, iOS e Windows Phone
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Conheça as suas finanças como a palma da mão com estas cinco apps
{{ noCommentsLabel }}