Trabalhadores do Fisco em greve no final do ano
As greves agendadas de 26 a 31 deste mês são uma forma de protesto pelas revisões das carreiras. Governo ainda pode reverter a situação se tomar uma atitude até lá.
Pode apontar mais uma greve no calendário. Os trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vão fazer greve entre 26 e 31 de dezembro, com o objetivo de forçar o Governo a negociar a revisão das carreiras, avança o Público (acesso condicionado). Em causa estão as revisões das carreiras, com os trabalhadores a exigirem um “articulado da lei” para se fazerem as negociações.
O pré-aviso de greve foi aprovado esta sexta-feira e deverá ser entregue ainda durante o dia de hoje, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), Paulo Ralha. Ao todo, estes trabalhadores estarão parados durante seis dias úteis — 26, 27, 28, 29, 30 e 31 de dezembro. Abrangidos estarão os funcionários de toda a máquina fiscal.
De acordo com o Público, estes dias de paralisação coincidem com os últimos dias do ano de cobrança de receita fiscal, uma estratégia já utilizada pelos trabalhadores com o Governo anterior.
Em causa estão as revisões das carreiras especiais da AT. O Executivo já entregou aos trabalhadores um documento de trabalho, mas estes ainda reclamam pela proposta de articulado da lei, que permitirá fazer negociações. Isto é, assim, uma maneira de “desbloquear a entrega do articulado”. “Queremos que o Governo nos entregue rapidamente um articulado para iniciarmos a negociação”, disse Paulo Ralha, que considera este documento já existente como “extremamente genérico”.
Embora a decisão esteja tomada, o Governo ainda pode cancelar estas paralisações se tomar uma atitude entretanto, diz o presidente do sindicato.
(Notícia atualizada às 16h54 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trabalhadores do Fisco em greve no final do ano
{{ noCommentsLabel }}