Tem Android? Google vai perguntar que browser quer usar

Numa altura em que se prepara para a nova multa da Comissão Europeia, a Google adotou uma série de medidas para evitar futuras coimas. Vai perguntar aos europeus que browser querem usar.

Tem um dispositivo Android? Em breve, a Google irá questioná-lo sobre que browser quer manter como padrão no seu telemóvel ou tablet e que aplicação de pesquisa prefere usar — a da Google, ou uma outra concorrente. Além disso, a multinacional vai rever a forma como apresenta alguns resultados de pesquisa na Europa.

Estas são algumas das medidas adotadas pela empresa norte-americana no mercado europeu para tentar evitar novas multas de Bruxelas por abuso de posição dominante. O anúncio foi feito pela Google no momento em que se prepara para ser alvo de uma coima da Comissão Europeia, a terceira em três anos, segundo o Financial Times (acesso pago).

“Vamos fazer mais para garantir que quem tem um telemóvel Android conhece a vasta gama de browsers e motores de busca disponíveis para downloads. Vamos questionar todos os novos e atuais utilizadores de dispositivos Android na Europa sobre que browsers e aplicações de pesquisa vão querer usar”, escreveu Kent Walker, vice-presidente sénior de assuntos globais da Google.

A Google já pagou quase sete mil milhões de euros em multas a Bruxelas, ao abrigo de dois processos, nos quais foi acusada pela comissária Margrethe Vestager de práticas lesivas da concorrência. A última multa, aplicada em julho de 2018, bateu todos os recordes: 4,34 mil milhões de euros. Nos dois casos, a Google está a recorrer das decisões.

Esta quarta-feira, será alvo de uma nova coima. Desta vez, o alvo é o serviço AdSense. A Comissão Europeia entende que a Google está a lesar a concorrência na forma como mostra publicidade nas caixas de pesquisa que os gestores de websites podem integrar nas suas páginas, de acordo com o jornal britânico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tem Android? Google vai perguntar que browser quer usar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião