Sem consenso em torno de Weber, Conselho deve procurar personalidade “que tenha experiência”
Caso não haja consenso para o candidato do PPE, deverá procurar-se consenso em torno de uma personalidade que tenha experiência, sugere Durão Barroso.
Durão Barroso defende que se o nome de Manfred Weber para próximo presidente da Comissão Europeia não reunir consenso entre os vários partidos políticos europeus, o Conselho Europeu deverá procurar “um consenso em torno de uma personalidade” que já tenha tido experiência política a nível nacional.
“É uma pessoa encantadora […], tem imensas qualidades. Dito isto, é verdade que não tem experiência governativa, como tiveram experiência governativa, até agora, os presidentes da Comissão”, afirmou Durão Barroso, à margem das Conferências do Estoril.
Weber é um dos spitzencandidaten (candidatos principais) e o nome indicado pelo PPE, o partido mais votado destas europeias, para a liderança daquela instituição. No entanto, o nome não tem reunido consenso: apesar de não ser exigida por lei, a oposição tem apontado o facto de Weber não ter tido experiência política no país de origem, isto é, na Alemanha.
“Os últimos têm sido todos ex-primeiros-ministros. Por isso, compreendo o argumento da experiência política governativa. Não está em nenhuma lei, mas é um argumento importante”, apontou o ex-presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro-ministro português. “Por isso, no caso de não haver consenso para o candidato do PPE, deverá procurar-se um consenso em torno de uma personalidade que tenha experiência”, referiu.
Por isso, no caso de não haver consenso para o candidato do PPE, deverá procurar-se um consenso em torno de uma personalidade que tenha experiência.
Durão Barroso sublinhou, ainda assim, ver como um “erro do ponto de vista europeu” se o partido mais votado fosse “atirado para a oposição”. “Esperava-se que o cabeça de lista da força mais votada fosse indicado pelo Conselho Europeu para presidente da Comissão Europeia”, afirmou.
Durão Barroso concluiu, afirmando ter reunido recentemente com a chanceler alemã Angela Merkel, a quem recomendou que o processo de escolha dos líderes das várias instituições europeias seja célere e esteja concluído antes de outubro. “Em outubro dá-se o Brexit. Seria muito mau, ao mesmo tempo, termos toda a divisão e incerteza gerada pelo Brexit e ainda a questão da sucessão inconstitucional”, recomendou Durão Barroso.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sem consenso em torno de Weber, Conselho deve procurar personalidade “que tenha experiência”
{{ noCommentsLabel }}