Acordo do Brexit é difícil mas “ainda possível”, diz negociador chefe da UE
À medida que a data prevista para a saída do Reino Unido da União Europeia se aproxima, as negociações para um acordo intensificam-se. O negociador chefe da UE acredita que ainda será possível.
O negociador chefe da União Europeia (UE) ainda considera possível firmar um acordo para o Brexit durante esta semana, apesar de ser difícil. As negociações foram intensificadas com o objetivo de alcançar consenso antes da reunião do Conselho Europeu desta semana, que deverá ser a última antes do prazo previsto para a saída do Reino Unido da UE, a 31 de outubro.
“É altura de transformar boas intenções em texto jurídico”, apontou Michel Barnier, em declarações aos jornalistas, citado pela BBC (acesso livre, conteúdo em inglês). O negociador chefe admitiu que um acordo “será cada vez mais difícil”, mas mostrou-se confiante de que “ainda é possível esta semana”.
O objetivo de Boris Johnson será alcançar um acordo antes desta quinta-feira, o primeiro de dois dias de reuniões entre os líderes dos países da UE, para que este seja aprovado. Para agilizar o processo, Barnier terá dado a Johnson até à meia noite desta terça-feira para concordar com as exigências da UE e chegar a consenso, segundo indica a imprensa estrangeira.
O Parlamento britânico vai reunir excecionalmente no sábado, sendo que se houver acordo esse será votado. Sem acordo até dia 19 de outubro, a lei recentemente aprovada pelos deputados britânicos dita que o primeiro-ministro britânico terá de pedir um adiamento do Brexit por três meses. Mesmo com esta lei, Boris Johnson já reiterou várias vezes que a sua intenção é que o Reino Unido saia da UE a 31 de outubro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Acordo do Brexit é difícil mas “ainda possível”, diz negociador chefe da UE
{{ noCommentsLabel }}