Prémios de desempenho da Função Pública poderão ser pagos a 100%
Os prémios de desempenho atribuídos aos funcionários públicos, que estiveram congelados em 2018 e que foram pagos a 50% este ano, podem pagos a 100% em 2020. A proposta ainda está a ser discutida.
Os prémios de desempenho atribuídos aos funcionários públicos poderão voltar a ser pagos a 100% em 2020. Contudo, esta atribuição será destinada a quem tem melhor avaliação e mediante a disponibilidade orçamental. A proposta já foi entregue aos sindicatos e deverá ser discutida esta quarta-feira na reunião com o Governo.
Estes prémios, que estiveram congelados no passado e que foram pagos a 50% este ano, podem ser atribuídos aos trabalhadores que tenham tido a menção máxima ou a seguinte. Para isso, basta que os responsáveis fixem os cargos e as categorias que podem ser premiados até 15 dias após o início da execução do Orçamento e respeitando a dotação reservada para o efeito. Além disso, estão excluídos os trabalhadores que tenham alterado o seu posicionamento na categoria, avança o Jornal de Negócios (acesso condicionado).
“Estando definido na lei um prémio de desempenho e não existindo qualquer limitação percentual à remuneração desse prémio [na proposta de lei do Orçamento do Estado], tudo faz concluir que o pagamento seja integral“, afirma Alexandre Sousa Pinheiro, professor de Direito Público, ao Negócios, para justificar atribuição do prémio a 100%.
No entanto, este incentivo poderá não agradar a todos os sindicatos. Ana Viola, dirigente da Frente Comum, considera que estes prémios são “discriminatórios”, lembrando que no Governo de José Sócrates “apenas” abrangeram “3.180 trabalhadores”. Esta quarta-feira há reunião entre Governo e sindicatos sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2020.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Prémios de desempenho da Função Pública poderão ser pagos a 100%
{{ noCommentsLabel }}