Herdade Maria da Guarda é a primeira PME agrícola a fazer uma emissão de dívida
Responsável por quase 2% da produção nacional de azeite, a Herdade Maria da Guarda, em Serpa, emitiu 2,5 milhões de euros em dívida, numa operação destinada "apenas a investidores profissionais".
A Herdade Maria da Guarda, em Serpa, tornou-se a primeira Pequena e Média Empresa (PME) do setor agrícola a fazer uma emissão de dívida. Em comunicado, a herdade refere que emitiu 2,5 milhões de euros junto do BCP, com desconto de 4% e juros de 1% ao ano.
O processo de emissão de dívida aconteceu este domingo, tendo a herdade solicitado ao BCP a “organização e montagem desta emissão de obrigações feita em colocação privada (private placement)”, estando destinada “apenas a investidores profissionais”.
De acordo com o proprietário desta herdade, citado em comunicado, a operação “já tem pedidos de subscrição superiores ao montante de obrigações disponível” mas, mesmo que haja “muitas solicitações”, não há intenções de aumentar a emissão, que “funcionará apenas como teste ao mercado”.
O objetivo deste empréstimo obrigacionista é “financiar as novas plantações de olivais e a aquisição de terra feitas no decorrer do último ano, substituindo o financiamento bancário”, isto numa empresa que colhe e transforma cerca de dez milhões de quilos de azeitona em azeite por ano.
A Herdade Maria da Guarda foi uma das primeiras empresas olivicultoras que, em 2005, inovou ao investir em Olival Moderno, refere o documento. Após décadas dedicada a culturas anuais de sequeiro, com apenas dois colaboradores, a propriedade foi transformada numa herdade com cerca de 700 hectares, passando a contar com quase 40 funcionários.
“Este é, de facto, um setor que, com a mecanização e investimento, criou milhares de postos de trabalho estáveis no interior, atraindo jovens e retendo talentos”, continua o proprietário, João Cortez de Lobão, acrescentando que “a possibilidade de rega e o esforço da inovação demonstram que o setor em Portugal soube criar uma vaga de empresários agrícolas de referência mundial”.
Com quase 250 anos de existência, a Herdade Maria da Guarda destina toda a sua produção à exportação. Com 1,3 milhões de oliveiras plantadas, a herdade produz dois milhões de quilos de azeite, o equivalente a 2% da produção nacional.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Herdade Maria da Guarda é a primeira PME agrícola a fazer uma emissão de dívida
{{ noCommentsLabel }}