Espanhóis da Global Portfolio reforçam nos CTT. Já controlam mais de 10%
O fundo espanhol detido pela empresa de moda infantil Indumenta Pueri reforçou a posição nos CTT e controla agora mais de 10% da companhia. É agora o segundo maior acionista.
Há um novo investidor de peso no capital dos CTT CTT 0,00% . Os espanhóis da Global Portfolio Investments reforçaram a posição na empresa postal portuguesa, detendo agora mais de 10% das ações e posicionando-se como o segundo maior acionista do grupo liderado por João Bento.
A Global Portfolio Investments não é totalmente desconhecida entre a estrutura acionista dos CTT, mas a empresa aproveitou o contexto de desvalorização do mercado acionista para reforçar significativamente a posição. O fundo controla agora perto de 10,04% da empresa postal, um aumento face aos 5,66% que detinha até aqui.
A informação foi comunicada esta terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), por tratar-se de uma posição qualificada numa empresa na bolsa portuguesa. Os mais de 10% da Global Portfolio Investments coloca este fundo com sede em Málaga na segunda posição da tabela da estrutura acionista dos CTT, destronando o fundo GreenWood Builders e mesmo o Norges Bank, fundo soberano da Noruega. É apenas superada pelos 13,12% controlados pela holding Manuel Champalimaud, antiga Gestmin.
De acordo com a informação comunicada ao regulador nacional, a Global Portfolio Investments tem como beneficiário último a Indumenta Pueri, “uma empresa com sede social e residência fiscal em Espanha”. A principal atividade da Indumenta Pueri “é o design, produção, comercialização e distribuição de moda infantil”, através da subsidiária Myoral Moda Infantil.
“O grupo tem outras subsidiárias cuja atividade é investir os excedentes de liquidez do grupo no mercado de capitais”, lê-se ainda na mesma comunicação ao mercado. A posição nos CTT tem já vários anos e, em 2017, foi transferida para a Global Portfolio pela Wilmington Capital.
“Em 12 de junho de 2020, o BCE notificou a Global Portfolio Investments da sua não oposição relativamente à aquisição da posição qualificada acima de 10% do capital e direitos de voto dos CTT”, sublinha a mesma nota.
O reforço do grupo espanhol acontece no dia em que, no sentido inverso, outro acionista deixou a lista de investidores qualificados do grupo CTT. Trata-se da gigante BlackRock, até aqui com 2,05% dos CTT, e que vendeu ações do grupo, reduzindo a posição para um patamar abaixo dos 2%, perdendo o estatuto de acionista qualificado.
Evolução das ações dos CTT na bolsa de Lisboa
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Espanhóis da Global Portfolio reforçam nos CTT. Já controlam mais de 10%
{{ noCommentsLabel }}