Caixa deu 48,8 mil moratórias no valor de 6,98 mil milhões
Além das moratórias, a CGD adianta que já foram aprovados 1.266 milhões de euros em crédito, representando um total de 8.805 operações.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já concedeu mais de 48 mil moratórias no crédito, no valor de quase sete mil milhões de euros, segundo adiantou esta sexta-feira.
Mais de 36,6 mil famílias estão a beneficiar da suspensão temporária no pagamento dos seus empréstimos, e cujos contratos valem 3.063 milhões de euros. Representa 12,1% da carteira de empréstimos a particulares da CGD.
Por outro lado, são 12,2 mil empresas que também aderiram aos regimes de moratórias, no valor de 3.919 milhões, correspondendo a 31% da carteira de crédito empresarial do banco.
Em conferência de resultados, Paulo Macedo explicou que o banco público concedeu menos moratórias no segmento de particulares porque a CGD tem uma forte base de clientes “que têm o seu rendimento disponível com caráter menos precário: funcionários públicos, pensionistas” e porque o stock de crédito ao consumo também é mais baixo em relação aos outros bancos.
Além das moratórias, a CGD adianta que já foram aprovados 1.266 milhões de euros em crédito, representando um total de 8.805 operações, ao abrigo das linhas Covid-19. Deste montante, 957 milhões foram aprovados por via da garantia pública e outros 309 milhões com ajuda do Banco Europeu de Investimento.
No que toca a outras linhas de crédito, o banco liderado por Paulo Macedo diz ter concedido mais de cinco mil milhões na primeira metade do ano.
Nova linha de 500 milhões para PME
O CEO da Caixa aproveitou ainda para anunciar que entre hoje e amanhã o banco vai lançar uma nova linha para pequenas e médias empresas (PME), no valor de 500 milhões, “com spreads muitos baixos abaixo do que se tem vindo a praticar”, e maturidades a partir de 1 ano e meio.
Macedo sublinhou que, apesar do custo mais baixo da nova linha, o “preço” do crédito não é problema das empresas. “O problema é não terem estruturas de capitais equilibradas, é mais uma questão se têm condições para se financiarem”, explicou.
(Notícia atualizada às 18h05)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Caixa deu 48,8 mil moratórias no valor de 6,98 mil milhões
{{ noCommentsLabel }}