“Não há nenhum interesse por parte do Bankinter” no Novo Banco, diz a CEO do banco espanhol
Portugal contribuiu com 33 milhões de euros para o resultado do Bankinter. Banco espanhol diz não ter interesse na aquisição do Novo Banco nem do EuroBic.
O Bankinter descartou qualquer interesse na aquisição do Novo Banco em 2021. Também adiantou que não olhou para a operação do EuroBic, mantendo-se apostado em crescer de forma orgânica.
O setor bancário europeu iniciou uma nova vaga de fusões e aquisições, com destaque para o mercado espanhol. Em Portugal, o EuroBic está em processo de venda, enquanto o Novo Banco poderá ser um dos grandes negócios dos próximos anos.
Num caso como no outro, o Bankinter não está interessado. “Sobre a possibilidade de comprar o Novo Banco em 2021, confirmo que não há nenhum interesse por parte do Bankinter”, reiterou a conselheira delegada do banco, María Dolores Dancausa, na conferência de apresentação de resultados. Antes, o diretor financeiro Jacobo Diaz havia posto de parte o EuroBic.
Mesmo em Espanha, os analistas têm deixado o Bankinter à margem do processo de consolidação. “Somos um banco capaz de gerar rendimentos, sólido e independente, e assim queremos continuar. Os analistas deixam-nos fora das fusões porque não queremos participar nelas”, explicou Dolores Dancausa.
“O Bankinter nunca teve a ambição de ser muito grande, mas de ser rentável. Estamos confortáveis com o nosso tamanho, queremos continuar a crescer de forma orgânica, gerar rendimentos, que é o que interessa”, disse.
Portugal contribuiu com 33 milhões de euros para os resultados de 220 milhões de euros do Bankinter, um desempenho que, apesar da queda de 36% face ao mesmo período do ano passado, deixou María Dolores Dancausa satisfeita. A margem de juros em Portugal subiu 10% para 70 milhões de euros e o resultado antes de provisões disparou 60%.
O diretor financeiro do banco adiantou que as moratórias concedidas no mercado português totalizam os mil milhões de euros, correspondendo a 14% do total do crédito em Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Não há nenhum interesse por parte do Bankinter” no Novo Banco, diz a CEO do banco espanhol
{{ noCommentsLabel }}