Centeno alerta Parlamento para “responsabilidades” com o Novo Banco
O governador do Banco de Portugal foi questionado sobre a decisão do Parlamento de travar novas injeções no Novo Banco. Lembrou que todos têm responsabilidades na recuperação do sistema financeiro.
Sem se referir diretamente ao travão aprovado no Parlamento a novas injeções no Novo Banco, o governador do Banco de Portugal lembrou esta quinta-feira que não só os bancos, mas também “todos outros intervenientes, têm as mesmíssimas responsabilidades” na recuperação e estabilidade do sistema financeiro.
O Parlamento aprovou no final do mês passado uma medida que impede novas transferências do Fundo de Resolução para o Novo Banco, com o Governo a assegurar que irá cumprir os contratos assinados (nomeadamente o contrato de capital contingente).
Questionado sobre este tema, Mário Centeno, antigo ministro das Finanças que também já esteve envolvido em polémica por causa das injeções no Novo Banco, pediu responsabilidades a todos.
“Na minha intervenção inicial, referi a responsabilidade que os dirigentes das instituições bancárias têm nesta matéria [de manter a recuperação do sistema financeiro] e não as quero escamotear nem um minuto. Mas todos os outros intervenientes têm as mesmíssimas responsabilidades e todos devemos ter a capacidade de manter esse processo de recuperação estava em curso e que queremos que continue”, disse o governador.
Antes, Centeno recordou a evolução positiva “do sistema financeiro muito últimos anos, principalmente após a crise das dívidas soberanas”, em 2011. “Este é um processo de recuperação em curso e não devemos desafiá-lo de forma a trazer novas dificuldades a esse processo. Isso requer uma responsabilidade enorme de todos”, referiu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Centeno alerta Parlamento para “responsabilidades” com o Novo Banco
{{ noCommentsLabel }}