Hoje nas notícias: TAP, escolas e Pinho

  • ECO
  • 11 Fevereiro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Afinal, se os bancos cobrarem juros muito altos, o Governo está preparado para injetar mais dinheiro na TAP. O dia fica ainda marcado pela nota de que o Governo vai reforçar as escolas com dois mil funcionários e de que a Glovo quer subsídios públicos para baixar as taxas de entrega. Destaque ainda para Assunção Cristas a defender que o CDS devia ter o lugar de cabeça-de-lista numa coligação com o PSD na capital e para Manuel Pinho a querer falar sobre as suspeitas no âmbito do processo EDP.

Governo injeta mais dinheiro na TAP se bancos cobrarem juros muito altos

O Governo está preparado para fazer um empréstimo direto ou injetar mais capital na TAP, caso as taxas de juro cobradas pelos bancos sejam consideradas demasiado elevadas. A transportadora aérea nacional tem sobrevivido, nos últimos meses, com o apoio dos 1.200 milhões de euros emprestados pelo Estado, mas vai precisar de mais dinheiro. O previsto era uma garantia pública que facilitasse a TAP a conseguir um empréstimo, mas os planos podem mudar, em função do nível de juros. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Governo reforça escolas com dois mil funcionários

O Governo vai reforçar as escolas com mais dois mil assistentes. Esta portaria permite acrescentar auxiliares para além daqueles que estão a concurso, que são cerca de três mil. As primárias e as escolas do segundo e do terceiro ciclos com pavilhões gimnodesportivos ou aulas de Educação Física em instalações fora dos estabelecimentos de ensino terão direito a contratar mais assistentes operacionais. Para as autarquias este reforço não é suficiente. A Associação Nacional de Municípios (ANMP) defende que esse acréscimo é “insuficiente” e continuará “a haver, na maior parte dos casos, necessidade das câmaras colocarem pessoal” nas escolas, para além dos rácios definidos pelo Governo”. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Manuel Pinho quer falar sobre suspeitas no âmbito do processo EDP

O ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, quer prestar declarações no âmbito do processo EDP, no qual é arguido por suspeitas de corrupção desde o verão de 2017. O Ministério Público suspeita que Manuel Pinho recebeu um milhão de euros em subornos, entre 2006 e 2012, de uma empresa do Grupo Espírito Santo. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Glovo quer subsídios para baixar taxa de entrega

A Glovo sugeriu ao Governo a criação de um “mecanismo” para baixar as taxas de entrega cobradas aos consumidores pelas plataformas de delivery. O objetivo deste mecanismo é impulsionar a procura nos restaurantes de forma a minimizar os prejuízos da pandemia. Outra das reivindicações da plataforma é que o Governo reverta o limite de 20% imposto às comissões cobradas pelas plataformas aos restaurantes, enquanto vigorar o estado de emergência. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Cristas indisponível para Lisboa deixa fasquia alta à direção do CDS

Assunção Cristas não será candidata pelo CDS à Câmara de Lisboa, nas eleições autárquicas deste ano. O anúncio chegou acompanhado de críticas à forma como a direção do partido tem conduzido o processo. Cristas deixou, também, a fasquia alta para as autárquicas, lembrando que o desempenho do partido há quatro anos devia assegurar aos centristas o primeiro lugar na lista de coligação com o PSD na capital. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: TAP, escolas e Pinho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião