Nas notícias lá fora: Pagamentos, vendas online e chips
Os maiores bancos da Europa planeiam um ataque a gigantes de pagamentos dos EUA, enquanto Warren Buffett alerta para os riscos da inflação durante a recuperação da pandemia.
A semana arranca com a notícia de que os maiores bancos da Europa se preparam para criar um gigante de pagamentos capaz de enfrentar o PayPal, Mastercard, Visa, Google e Apple. Ao mesmo tempo, destaque ainda para as vendas online, que representaram 19% do total em 2020. É ainda notícia a primeira casa impressa em 3D que já está a ser habitada nos Países Baixos.
Financial Times
Maiores bancos da Europa planeiam ataque a gigantes de pagamentos dos EUA
Mais de 30 bancos e processadores de cartões de crédito da Europa estão a tentar criar um gigante de pagamentos capaz de destruir um “oligopólio” dominado pelos Estados Unidos. O objetivo é elaborar até setembro um plano para isso. “A ideia é construir um campeão europeu de pagamentos que possa enfrentar o PayPal, Mastercard, Visa, Google e Apple”, diz Joachim Schmalzl, presidente da European Payment Initiative. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)
The Guardian
Warren Buffett alerta para os riscos da inflação durante a recuperação da pandemia
O investidor Warren Buffett avisa para o risco da aceleração da inflação nos Estados Unidos à medida que a economia norte-americana recupera. O CEO da Berkshire Hathaway diz que as empresas no seu portefólio de investimentos estão a assistir a sinais “muito substanciais” de inflação devido à escassez de matérias-primas conjugada com elevados níveis de acumulação de poupança nos confinamentos. Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)
Reuters
Vendas online representaram 19% do total durante 2020
As vendas online foram responsáveis por quase um quinto da faturação total do retalho no ano passado, num ano que foi marcado por vários confinamentos para travar a propagação da pandemia, mostra um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU). As vendas online representaram, assim, 19% das vendas globais no retalho em 2020, face aos 16% registados em 2019. A Coreia do Sul e China tiveram o maior peso (25,9% e 24,9%, respetivamente). Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)
Bloomberg
CEO da Intel diz que falta de chips persistirá por “alguns anos”
De acordo com o novo CEO da Intel, Pat Gelsinger, a empresa está a reformular algumas das fábricas para aumentar a produção e resolver a escassez de chips na indústria automóvel. Contudo, o responsável admite que poderá demorar vários meses para que a tensão no fornecimento comece a diminuir. “Levará alguns anos até que possamos responder a essa procura crescente em todos os aspetos do negócio”, disse. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)
El País
Primeira casa impressa em 3D já está a ser habitada
Um casal holandês recebeu este fim de semana as chaves para a sua nova casa, naquela que é a primeira casa habitável impressa em 3D. É um bungalow com cerca de 95 metros quadrados ao qual irão juntar-se outros quatro na cidade de Eindhoven, sendo que existem outras casas deste tipo (em países como França, Dubai ou Estados Unidos), mas só nesta é que todo material das estruturas saiu impressora 3D. Os inquilinos Elize Lutz (de 70 anos) e Harrie Dekkers (de 67 anos) vão pagar uma renda mensal de 850 euros. Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nas notícias lá fora: Pagamentos, vendas online e chips
{{ noCommentsLabel }}