“Banco de Fomento já devia estar em pleno funcionamento”, diz Costa Silva

  • ECO
  • 15 Julho 2021

Costa Silva defende que o Banco de Fomento já devia estar em pleno funcionamento e que Portugal perde tempo com discussões tradicionais e não toma decisões quando são necessárias.

O presidente da comissão de acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), António Costa Silva, defende que Portugal já perdeu muito tempo e já devia ter a funcionar o Banco de Fomento.

“O Banco de Fomento é outra coisa que me deixa muito entristecido porque Portugal foi dos primeiros países a veicular esta ideia já há muitos anos atrás e entretanto outros países como a Irlanda implementaram o seu Banco de Fomento que já está a funcionar, e a funcionar muito bem, e nós perdemos tempo nas discussões tradicionais e não tomamos decisões quando elas são necessárias”, disse em entrevista à Antena 1.

“O Banco de Fomento é um pilar essencial do novo paradigma do financiamento que nós precisamos para o país“, salienta António Costa Silva, defendendo que já deveria estar a funcionar em pleno.

O presidente da comissão de acompanhamento do PRR defende ainda mais dinheiro para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e lembra que “não há economia, nem sociedade sem população saudável“. “A pandemia mostra que a teoria do Estado mínimo colapsou e não precisamos de um Estado mínimo, mas sim de um Estado ágil que responda e invista no SNS (…) os recursos públicos que são alocados ao SNS são um investimento do futuro e devem ser encarados como isso”, destaca Costa Silva que já tinha defendido que a “reforma” do SNS é “fundamental”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Banco de Fomento já devia estar em pleno funcionamento”, diz Costa Silva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião