Governo concluiu 60% dos projetos de digitalização do Estado

Estratégia para a Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026 foi aprovada, depois de a primeira ter concluído 702 projetos, num investimento de 300 milhões de euros.

O Governo concluiu 60% dos projetos que tinha previsto para a Estratégia para a Transformação Digital da Administração Pública (Estratégia TIC) 2020, num investimento de 300 milhões de euros, refere a resolução do Conselho de Ministros, publicada esta sexta-feira em Diário da República. O mesmo documento refere que foi, assim, aprovada uma nova Estratégia TIC para os próximos cinco anos.

A Estratégia TIC tem como objetivo promover “melhores serviços públicos para cidadãos e empresas através da transformação digital da administração pública”. Isto é, “disponibilizar melhores serviços digitais, mais simples, seguros, acessíveis e inclusivos, de forma a potenciar a adesão aos mesmos por parte dos cidadãos e das empresas, suprindo lacunas de recursos existentes”.

Em 2018, estimava-se que a Estratégia TIC 2020 tivesse um investimento total de 569 milhões de euros nos quatro anos de implementação, resultando em benefícios totais líquidos de aproximadamente 1.142 milhões de euros. Mas os números atuais mostram que foram concluídos 702 projetos (60%), com um impacto aproximado de 721 milhões de euros de benefícios suportados num investimento de 300 milhões de euros.

“A Estratégia TIC 2020 permitiu (…) operar a transformação digital dos seus processos de negócio e estruturas de suporte”, o que possibilitou “a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos” e promoveu “a competitividade das empresas”, diz o Governo, na mesma resolução.

Assim, o Conselho de Ministros aprovou, assim, a Estratégia TIC 2021-2026 e o respetivo Plano de Ação. O Executivo estima que a implementação do Plano de Ação apresente um investimento total de 643 milhões de euros, dos quais pelo menos 80% através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ou de outras fontes de financiamento europeias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo concluiu 60% dos projetos de digitalização do Estado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião