Exclusivo Presidente da CMVM assume cargo internacional de regulação

Gabriela Figueiredo Dias vai ser presidente da IESBA, a entidade independente com sede em Nova Iorque que fixa as regras éticas e deontológicas dos profissionais como contabilistas e auditores.

Gabriela Figueiredo Dias vai liderar um organismo internacional independente que regula as boas práticas e a deontologia dos profissionais de contabilidade, incluindo auditores. A IESBA é uma entidade independente com sede em Nova Iorque que define os ‘standards’ éticos, deontológicos e comportamentais dos profissionais de reporte financeiro.

A ainda presidente da CMVM — que já terminou o mandato e aguarda pela nomeação oficial de Gabriel Bernardino para sair — deverá iniciar funções em janeiro de 2022, mas deverá começar um processo de transição já em meados de novembro. Gabriela Figueiredo Dias vai suceder ao chairman grego.

O que é, afinal, a IESBA? De acordo com informações que constam do site daquela entidade, que pode ser consultado aqui, é organização independente que, assente em princípios de autorregulação, congrega responsáveis de mais de 150 países para definição a nível internacional de padrões comportamentais e éticos a serem adotados pelos profissionais responsáveis pelo reporte financeiro: auditoria, contabilidade, seguros, controlo de qualidade.

Na prática, Gabriela Figueiredo Dias será a reguladora mundial de normas éticas para auditoria e reporte financeiro e chega a esta posição por concurso internacional, a que concorreu em meados do ano. A escolha do presidente desta entidade resulta de uma recomendação de um comité independente e, em função disso, é depois indicado pelos boards do IFAC e aprovado pelo board do PIOB, respetivamente a Associação internacional dos profissionais responsáveis pelo reporte financeiro (auditoria, contabilidade, seguros, controlo de qualidade) e a o regulador transversal a nível mundial que supervisiona os padrões de atuação nas áreas de reporte financeiro (e não só na dimensão ética).

O ECO contactou Gabriela Figueiredo Dias e a IESBA, mas não obteve quaisquer comentários, mas o anúncio oficial desta nomeação deverá ser feita em breve.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da CMVM assume cargo internacional de regulação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião