Hoje nas notícias: Investimento estrangeiro, BNI Europa e Interior
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O Investimento Direto Estrangeiro duplicou o valor do melhor ano de sempre, tendo em conta que a AICEP terá captado 2,7 mil milhões de euros em 2021. Os brasileiros do Banco Master vão comprar o BNI Europa. Em destaque nos jornais está ainda a notícia de que, num ano, cinco vezes mais pessoas receberam apoio para se mudarem do litoral para o interior.
Investimento estrangeiro duplica melhor ano de sempre
O secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, considera que 2021 foi um “ano fantástico, o melhor em investimento contratualizado desde a criação da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), seja em investimento industrial, seja em investimento estrangeiro”. Até ao final do ano, a AICEP terá captado 2,7 mil milhões de euros em Investimento Direto Estrangeiro em Portugal.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).
Brasileiros do Banco Master compram BNI Europa
O BNI Europa vai ser comprado pelos brasileiros do Banco Master (nova designação do Banco Máxima). O banco português tem finalmente um acordo de compra, após duas tentativas sem sucesso, uma primeira em 2019, pelos chineses da KWG, e a segunda pelos espanhóis da Altarius Capital, já este ano. O acordo terá ainda de passar pelo crivo do Banco de Portugal e do Banco Central Europeu, mas o facto de o acordo ser feito com um banco e não com um fundo (como era o caso da Altarius) é visto como um fator positivo.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso livre).
Cinco vezes mais pessoas tiveram apoio para irem para o interior
O universo de candidatos aprovados em 2021 no âmbito do programa “Trabalhar no Interior” foi cinco vezes superior ao de 2020, de acordo com o balanço disponibilizado pelo Ministério da Coesão Territorial. Assim, o valor total dos apoios entregues a pessoas que se mudaram do litoral para o interior passou de 230 mil para 1,3 milhões de euros este ano. Em 2020, foram aprovadas 77 candidaturas, enquanto este ano o número de candidaturas aprovadas passou para 406.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
Viajar do Brasil para Paris é mais barato do que para o Porto
Os voos da TAP do Brasil para Paris ou Londres, fazendo escala no Porto, são mais económicos do que as viagens da transportadora portuguesa diretamente para a cidade Invicta. Os dados resultam de um estudo da SkyExpert, realizado na sequência do anúncio do reforço da ofertas de voos da TAP a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro para Lisboa e para São Paulo e o Rio de Janeiro. Segundo a simulação de reserva feita pela empresa de consultoria especializada no transporte aéreo, viajar na ligação São Paulo-Porto custa 535,85 euros em classe económica, enquanto São Paulo-Porto-Londres tem um preço de 270,84 euros na mesma classe.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).
Quase um quarto da população sente ansiedade, depressão e stress
Cerca de 25% da população adulta apresenta queixas de ansiedade moderada ou grave, depressão e perturbação de stress pós-traumático. Estes sintomas foram agravados com a pandemia de Covid-19, mas a população parece estar a adaptar-se, dada a diminuição significativa das percentagens em relação a 2020, ainda que continuem superiores ao período pré-pandemia. Os dados são do estudo nacional sobre saúde mental e Covid-19, realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em conjunto com a Faculdade de Medicina de Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM).
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso livre).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Investimento estrangeiro, BNI Europa e Interior
{{ noCommentsLabel }}