Subida de mais de 3% da Galp anima Lisboa

A bolsa de Lisboa já inverteu a tendência negativa do arranque da sessão impulsionada pelo setor energético. Galp dispara mais de 3%, à boleia das cotações de petróleo dos mercados internacionais.

Após ter arrancando a sessão desta segunda-feira com perdas ligeiras, a praça nacional inverteu a tendência. A puxar pelo desempenho do PSI está o setor energético, com a Galp a disparar mais de 3%, à boleia das cotações de petróleo dos mercados internacionais.

No dia de estreia do novo PSI, que passa agora a contar com 15 cotadas após a saída da Pharol, Novabase, Ramada e Ibersol, o índice de referência nacional inverteu a tendência verificada no arranque da sessão e soma agora 0,43% para 5,716.85 pontos, com 10 cotadas em terreno positivo e apenas cinco no “vermelho”.

A puxar pelo desempenho do PSI está a Galp, cujos títulos avançam 3,32% para 11,19 euros, beneficiando da subida de cotações do “ouro negro” nos mercados internacionais. O Brent, de referência europeia, dispara já mais de 4% negociando acima dos 112 dólares por barril, pressionado pela guerra na Ucrânia e pelos ataques de rebeldes do Iémen a instalações petrolíferas na Arábia Saudita.

Ainda pelo setor energético, as ações da GreenVolt somam 2,51% para 6,12 euros, enquanto os títulos da REN valorizam 1,12% para 2,71 euros.

Além da Galp, entre os “pesos pesados” nota positiva ainda para o BCP que sobe 1,02% para 14,90 cêntimos, bem como para a Nos que avança 0,93% para 3,76 euros. Também a EDP já inverteu a tendência do início da manhã e valoriza agora 0,67% para 4,378 euros.

Em contrapartida, e a travar ganhos mais expressivos do índice de referência nacional continua a estar a EDP Renováveis, cujos títulos caem 1,22% para 22,66 euros, bem como os CTT que recuam 1,43% para 4,465 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Subida de mais de 3% da Galp anima Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião