Mais de 250 mil quiseram mudar para tarifa regulada de energia no ano passado
Em 2022, foram feitos mais de 107 mil pedidos de contratação da tarifa regulada da eletricidade. No que toca ao gás, só desde setembro registaram-se mais de 152 mil pedidos de alteração da tarifa.
Foram feitos mais de 152 mil pedidos para mudar para a tarifa regulada de gás natural em 2022, que passou a ser uma possibilidade por decisão do Governo face à escalada dos preços. Alguns clientes aproveitaram para pedir também a mudança para a tarifa regulada de eletricidade, algo que já era permitido desde 2018, tendo sido registados mais de 107 mil pedidos, dos quais mais de 16 mil só em novembro, avança o Público.
O número de pedidos na eletricidade é o triplo do registado em 2021, quando 29.328 clientes de eletricidade regressaram ao regulado. Já no caso do gás natural (usado por uma minoria de famílias, dado que a maioria consome gás de botija), só em novembro de 2022 registaram-se mais de 22 mil pedidos de transferência.
Fonte oficial da ADENE – Agência para a Energia adiantou que “o ritmo de passagem para o mercado [regulado] está a reduzir-se para os 4.500 pedidos por semana, o que pode significar que a procura de contratação” neste mercado “começa a diminuir”. No entanto, é necessário esperar pelo mês de janeiro e pela faturação de dezembro, que pode trazer consequências como novos impulsos e vontade de alterar as tarifas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de 250 mil quiseram mudar para tarifa regulada de energia no ano passado
{{ noCommentsLabel }}