Biden anuncia envio de 31 tanques Abrams para a Ucrânia
Depois do anúncio alemão de envio de tanques Leopard para Kiev, presidente norte-americano também adiantou que irá enviar 31 tanques para a guerra na Ucrânia.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quarta-feira o envio de 31 tanques Abrams para a Ucrânia, numa comunicação em que garantiu que os aliados “estão totalmente unidos” para ajudar Kiev.
O envio dos carros blindados será acompanhado de outras medidas, como o treino das tropas ucranianas, com o objetivo de “melhorar a sua capacidade de manobra em campo aberto” e as suas capacidades militares a longo prazo, segundo o chefe de Estado norte-americano.
Biden explicou que, no total, os aliados europeus concordaram em enviar tanques suficientes para equipar dois batalhões de carros blindados ucranianos, num total de 62 tanques. “Com a chegada da primavera, as forças ucranianas estão a trabalhar para defender o território que controlam e a preparar-se para contra-ataques”, disse Biden.
Durante a comunicação, Biden aproveitou para agradecer ao chanceler alemão, Olaf Scholz, pelo envio de tanques Leopard 2 (de fabrico alemão) para a Ucrânia e garantiu que esta medida “não é uma ameaça ofensiva para a Rússia”.
Em reação, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu ao homólogo dos EUA pela “decisão poderosa” de enviar 31 tanques Abrams para as Forças Armadas ucranianas, considerando este um “passo importante no caminho da vitória”. “Obrigado [a Joe Biden] por outra decisão poderosa para fornecer os Abrams à Ucrânia. Grato aos norte-americanos pelo apoio”, sublinhou o chefe de Estado ucraniano na rede social Twitter.
Zelensky sublinhou ainda que este “é um passo importante no caminho da vitória” e que “o mundo livre está unido como nunca por um objetivo comum – a libertação da Ucrânia”.
(atualizado às 19h57 com a reação de Zelensky)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Biden anuncia envio de 31 tanques Abrams para a Ucrânia
{{ noCommentsLabel }}