Hoje nas notícias: Galamba, regras orçamentais e Alexandra Reis
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
João Galamba apenas soube pela televisão que ia ficar como ministro das Infraestruturas. Portugal é apontado como um dos Estados-membros que podem não ter capacidade para fazer os investimentos necessários para atingir as metas climáticas sem colocar em causa as novas regras orçamentais de Bruxelas. Alexandra Reis ainda não sabe quanto tem que devolver à TAP. Conheça estas e outras notícias nas manchetes nacionais desta quarta-feira.
Galamba soube pela televisão que afinal ia ficar no Governo
Depois de uma reunião com o primeiro-ministro, para explicar os últimos acontecimentos no gabinete do Ministério das Infraestruturas que deram origem a polémicas, João Galamba apenas soube pela televisão que ia ficar no Governo, após ter pedido demissão. António Costa não terá sinalizado ao ainda ministro das Infraestruturas o que pensava fazer, sendo que teve dúvidas ao longo do dia e acabou por decidir segurar Galamba.
Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).
Nova plataforma permite criar sociedades anónimas
Os empresários vão poder, a partir do final de maio, avançar com a criação de sociedades anónimas através da internet. A Empresa Online, o sistema que já foi criado há quase 20 anos, vai ser reformulado para Empresa 2.0 e ter novas funcionalidades, nomeadamente ao passar a apresentar formulários pré-preenchidos e uma ficha da empresa, com o ciclo de vida.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).
Portugal entre os que podem não cumprir Acordo de Paris por causa das regras orçamentais
A transição energética e a descarbonização da economia implicam investir muito dinheiro e esse investimento pode entrar em choque com as novas regras orçamentais propostas pela Comissão Europeia, aponta um relatório da New Economics Foundation (NEF). Perante a análise aos 27 Estados-membros, o think tank britânico considera que apenas nove países terão capacidade para fazer os investimentos necessários para atingir as metas climáticas sem colocar em causa as metas do défice e da dívida, sendo que destes cinco conseguirão cumprir os objetivos climáticos previstos no Green Deal sem violar as regras orçamentais, mas não conseguirão atingir as metas do Acordo de Paris. Fora desta lista está Portugal.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Dono da Impala paga caução com imóvel de luxo
Jacques Rodrigues, dono da Impala, já pagou a caução de meio milhão de euros exigida pelo tribunal no âmbito do processo “Última Edição”. O empresário, que foi detido por suspeitas de fraude, deu um imóvel avaliado em dois milhões de euros como garantia para pagar a caução.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).
Alexandra Reis ainda não sabe quanto tem de devolver à TAP
Dois meses depois de o Governo ter demitido a CEO e o chairman da TAP, Alexandra Reis ainda não sabe quanto tem que devolver à companhia área na sequência da indemnização de 500 mil euros. Segundo o Jornal de Negócios, os advogados da ex-administradora já terão feito, pelo menos, cinco contactos para saber a quantia a devolver, após a IGF ter considerado a 6 de março que o acordo era ilegal.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Galamba, regras orçamentais e Alexandra Reis
{{ noCommentsLabel }}