Benfica na mira de americano que aposta 500 milhões na Comporta

Mike Meldman está a atrair estrelas de Hollywood para o seu resort de luxo em Melides e tem uma nova aposta. Juntou-se a Jean-Marc Chapus e Elliot Hayes na sociedade que já detém 5% da SAD das águias.

Nicole Kidman será uma das próximas inquilinas do CostaTerra, em Melides, o luxuoso resort de 500 milhões de euros que milionário Mike Meldman tem vindo a desenvolver nos últimos anos e para o qual está a atrair as maiores estrelas de Hollywood. Este verão, o americano alargou os seus interesses no país: juntou-se aos compatriotas Jean-Marc Chapus e Elliot Hayes na Lenore Sports Partners (LSP), sociedade que detém mais de 5% da SAD do Benfica numa aposta de longo prazo.

Nenhuma das partes esteve disponível para comentar esta joint-venture na LSP que, de acordo com as informações recolhidas pelo ECO, já teve a oportunidade de transmitir à equipa de Rui Costa quais os seus planos em relação à SAD encarnada.

O ECO sabe que já houve contactos com a atual administração do clube no seguimento de uma reunião pedida pelos sócios da LSP para prestar cumprimentos e mostrar o seu apoio à equipa de gestão dos encarnados. Mas não só. Nesse encontro, deram a conhecer as suas valências e destacaram a sua posição de investidor de longo prazo no capital da sociedade das águias.

Os americanos, que se têm remetido ao silêncio desde que em maio adquiriram uma participação de 5,24% na SAD do Benfica, já afirmaram publicamente ao que vêm, na única comunicação que fizeram, na altura: não querem intrometer-se nas decisões desportivas, mas contam com “décadas de experiência em desporto, finanças, imobiliário, media e marketing” e podem ser “um parceiro produtivo” no desenvolvimento comercial do clube.

Quem detém a LSP?

A equipa principal é constituída por Elliot Hayes e Jean-Marc Chapus como managing partners e ainda Alex Pomeroy como partner, nomes que foram inicialmente divulgados pela própria sociedade no seu site.

A estes investidores juntou-se posteriormente Mike Meldman como joint venture partner – parceiro de consórcio – e cuja descrição feita pela LSP enfatiza o investimento de 500 milhões da sua Discovery Land Company no CostaTerra: “Reflete a sua crença de longo prazo em Portugal como destino de eleição para negócios, turismo de bem-estar, além de ser um país atrativo para a residência permanente”. É sócio de George Clooney, que também já investiu no resort de Melides, onde Meghan Markle e o príncipe Harry compraram uma casa de férias.

Contactos começaram há três anos

O interesse americano no Benfica não é tão recente quanto isso, mas só agora se concretizou através do leilão de ações que foram arrestadas pelo Novobanco ao antigo presidente Luís Filipe Vieira correspondendo a mais de 3% do capital da SAD encarnada — e que o clube diz estar a disputar no tribunal.

A oportunidade de investir no clube português surgiu por via da Blackbridge Sports, uma boutique financeira especializada no futebol.

Foi o próprio fundador da Blackbridge, Alexander Jarvis, quem inicialmente colocou Benfica e investidores americanos em contacto logo em 2022, e facilitou as primeiras reuniões em Lisboa com o clube e os principais acionistas dos encarnados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Benfica na mira de americano que aposta 500 milhões na Comporta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião