EDP paga 1,6% por 500 milhões de dívida a dez anos

  • Juliana Nogueira Santos
  • 14 Novembro 2017

A elétrica nacional foi ao mercado financiar-se em 500 milhões de euros a dez anos. Houve um grande apetite por parte dos investidores. A taxa de juro final é de 1,6%.

A EDP EDP 1,28% emitiu 500 milhões de euros em obrigações a dez anos, com a taxa de juro a fixar-se nos 1,6%. Esta oferta atraiu muito interesse dos investidores, sendo que os termos finais, divulgados pela Bloomberg, apontam para uma procura de 1.600 milhões em obrigações, 3,2 vezes mais o que a elétrica nacional contava emitir.

No arranque da operação, o spread estava entre 90 e 95 pontos, mas com o aumento da procura este baixou para um intervalo entre 75 e 80 pontos. Acabou por ficar no 73 pontos. Com a taxa mid swap a dez anos nos 0,887%, de acordo com dados da Bloomberg, a EDP irá pagar 1,6%, abaixo do juro pago por Portugal na última emissão ao mesmo prazo. Esta emissão conta com um rating “BBB-“, o mesmo que é atribuído à dívida soberana portuguesa pela Standard & Poors, classificando-a como um investimento de qualidade.

A operação foi realizada por intermédio da EDP Finance, o braço financeiro da elétrica nacional, e contou com a ajuda de vários bancos internacionais como o Barclays, o BNP Paribas, o CaixaBank, o CaixaBI, o Citi, o ING, o Mediobanca, o MUFG e o UniCredit.

Nuno Alves, administrador financeiro da EDP, já tinha adiantado ao ECO que a empresa poderia voltar ao mercado de dívida este ano, para se antecipar a uma eventual política monetária mais restritiva do Banco Central Europeu. “Uma nova emissão de dívida não está planeada, mas também não está excluída. Ainda não decidimos”, afirmou o responsável. “[Vamos] antecipar a emissão se acharmos que daqui a um mês o BCE começa a subir as taxas.”

A última emissão de dívida foi feita em junho deste ano, quando a EDP se financiou em 1.000 milhões de dólares em dívida a sete anos. Na altura, Nuno Alves explicou que o montante levantado iria permitir à EDP financiar dívida anterior e alongar as maturidades da sua responsabilidade.

A EDP divulgará os resultados desta operação de financiamento aos mercados após o fecho da praça lisboeta.

(Notícia atualizada às 13h30 com a informação dos termos finais)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP paga 1,6% por 500 milhões de dívida a dez anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião