Obsessões

As obsessões são as prioridades editoriais do ECO, as apostas que marcam a atualidade económica e financeira. Podem durar um dia, um mês, um ano ou o tempo que justificar a sua relevância editorial e o interesse público.

Tornou-se tradição do processo orçamental e volta a repetir-se este ano. Águas subterrâneas, património artístico-cultural ou limiar da pobreza menstrual são alguns dos temas do estudos propostos.

Os preços aceleraram em outubro na Zona Euro e no conjunto dos países da União Europeia. Em Portugal, a taxa de inflação de 2,6% situa-se acima de ambas as médias.

Empresa que explora 50 apartamentos de alojamento local em Lisboa e no Porto investe agora numa primeira unidade hoteleira no centro do Porto e tem um plano de expansão ambicioso até 2027.

PS quer que pensionistas tenham aumento extraordinário permanente em 2025, mas Governo sinaliza que não há abertura para isso. Em alternativa, admite repetir suplemento para as pensões mais baixas.

Para o Presidente da República trata-se de "uma questão de bom senso" por ser "importante continuar a fazer um esforço no sentido de ultrapassar a situação" no Médio Oriente.

Ministério das Finanças defende que FMI confirma o seu cenário macroeconómico e que as recomendações para redução da carga fiscal e o combate à burocracia estão alinhadas com propostas do Executivo.

ISEG e Instituto Superior Técnico completam o pódio das universidades mais frequentadas. Direito, Economia, Engenharia e Gestão são as principais áreas de formação do Executivo de Montenegro.

O presidente da Infraestruturas de Portugal revela que várias entidades já levantaram as peças do concurso público. Miguel Cruz espera "estabilidade" no projeto, mesmo com mudança de Governo.