Haitong: Preços das telecomunicações vão continuar a subir

O Haitong alerta que os preços praticados pelos operadores deverão continuar a aumentar. O banco prevê também um aumento dos dividendos da Nos, mas reviu em baixa o preço-alvo das ações da operadora.

Os analistas do Haitong preveem que os preços praticados pelas operadoras de telecomunicações em Portugal continuem a aumentar, mesmo depois da atualização levada a cabo no final deste ano. Numa nota de research sobre a Nos, o banco de investimento considera “inevitável” a subida dos preços dos pacotes para os clientes.

Em comunicado, o Haitong recorda o braço de ferro dos conteúdos desportivos entre a Nos NOS 0,00% e a Meo há precisamente um ano. Para o banco, tratou-se de uma “disputa irracional de conteúdos” que duplicou o valor da Primeira Liga de futebol portuguesa para 179 milhões de euros por ano.

Em causa, a aquisição milionária dos direitos de transmissão da modalidade ao Benfica, ao Sporting e ao Sporting de Braga pela Nos, e ao Porto pela Meo. Os contratos culminaram num acordo entre as operadoras que prevê a partilha de custos, ao qual se juntaram também a Nowo (na altura, Cabovisão) e a Vodafone. Os analistas reiteram que o acordo válido por dez anos “impede novos riscos de inflação e obriga as empresas a passarem essa inflação para os consumidores”.

No caso especifico da Nos, o Haitong calcula que, “a partir de 2020 em diante”, o acordo “irá representar um aumento no custo de 65,9 milhões de euros em relação à situação anterior” para a empresa de Miguel Almeida.

O tema dos conteúdos tem vindo a ganhar especial relevância, após os rumores de que a Altice poderá vir a comprar o grupo Media Capital, dono da estação Tvi, da rádio Comercial e da produtora Plural. Este fim de semana, ao jornal Expresso, Miguel Almeida confessou que se o negócio se confirmar e for aprovado pelos reguladores, haverá “guerra”.

O Haitong interpretou as palavras do presidente executivo da Nos com a ideia de que se a Altice, dona da Meo, avançar para a compra da Media Capital, a Nos pode avançar para a aquisição da Impresa IPR 0,00% , dona da Sic, o que fez disparar mais de 20% as ações do grupo na bolsa de Lisboa (PSI geral) desde o início da semana.

Nos poderá aumentar dividendos

Na nota, os analistas do Haitong também reviram em baixa o preço-alvo das ações da telecom, de oito para 7,6 euros. Uma avaliação que, ainda assim, representa um potencial de valorização de cerca de 43% face à atual cotação. Mantém-se a recomendação de compra dos títulos da operadora que, à hora de publicação deste artigo, valiam 5,3 euros.

O banco de investimento antecipa ainda uma melhoria no cash flow da Nos, o que poderá ter um impacto positivo no que diz respeito à remuneração dos acionistas. A expectativa é de que, dos 85 milhões de euros estimados para o período entre 2014 e 2016, o valor seja de 548 milhões para o período entre 2017 e 2019.

“Face aos níveis atuais, os investidores estão a comprar as ações perto de um mínimo de dois anos, quando acreditamos que a empresa está a caminho de um grande aumento no cash flow e, potencialmente, um aumento nos dividendos”, explica a nota de research.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Haitong: Preços das telecomunicações vão continuar a subir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião