Prova dos 9: Santander Totta é mesmo maior que o BCP?

O Santander comprou o Popular em Espanha, mas o negócio fez mexer o mercado em Portugal. O Totta reclama a liderança na banca privada, destronando o BCP. É mesmo assim?

Vieira Monteiro, presidente executivo do Santander Totta, que passou a ser o maior banco privado em Portugal após a compra do Popular.Paula Nunes / ECO

O Santander comprou o Popular em Espanha, mas mexeu no mercado português. O resgate por um euro do banco liderado, até então, por Emilio Saracho, fez do gigante espanhol um banco ainda maior no mercado doméstico, ganhando também maior expressão no setor financeiro nacional. Passou a ser o maior banco privado em Portugal. Passou mesmo?

A frase

“O Banco Santander Totta passa a deter uma quota de mercado de cerca de 17%”, referiu a instituição liderada por Vieira Monteiro, depois da compra do Popular pela casa-mãe, que levou o Totta a incorporar o Banco Popular Portugal. Com esta operação, diz o comunicado emitido após o negócio, tornou‐se “no maior banco privado português em termos de ativos e de crédito e um dos maiores em termos de recursos.

Os factos

Ao incorporar o Popular Portugal, o Santander Totta chamou a si o título de maior banco privado português, num mercado em que Caixa Geral de Depósitos, o banco estatal, é o líder. Afastou, assim, o Banco Comercial Português (BCP) da liderança no setor privado, isto considerando o valor dos ativos. Juntos, o Santander Totta e o Popular têm uma quota de mercado de 17,5%.

Quota de mercado depois da compra do Popular

Fonte: Santander

O BCP tem ativos totais de cerca de 72 mil milhões de euros. Qual o valor dos do Totta após a compra do Popular? 52.928 milhões de euros. Então como é que superou o banco liderado por Nuno Amado? Olhando para os ativos do BCP apenas no mercado nacional, o valor total dos ativos é de 52,4 mil milhões de euros.

No caso do crédito, o Santander Totta conta com 39.416 milhões de euros após a compra do Popular em Portugal, um saldo que compara com os 39.386 milhões de euros registados pelo BCP.

Já no caso dos depósitos dos clientes, o Santander obtém uma maquia de quase cinco mil milhões de euros de aplicações feitas pelos clientes do Banco Popular em Portugal. Assim, o saldo conjunto aumenta para 32.357 milhões de euros.

Prova dos 9

Não há dúvidas. Apesar de o BCP reclamar para si o título de “maior banco privado de matriz portuguesa”, o Santander Totta passou mesmo a ser o maior banco privado no mercado português, destronando a instituição liderada por Nuno Amado tanto em termos de ativos como de crédito, embora por uma margem muito curta neste último critério.

A diferença no valor dos créditos totais concedidos pelas duas instituições é de apenas 30 milhões de euros. Numa altura em que o crédito está a aumentar, com os bancos a procurarem conceder novos financiamentos para assim obterem mais receitas que lhes permitam aumentar a rentabilidade, a liderança neste segmento pode facilmente voltar a trocar de mãos.

No caso dos depósitos, o Totta afirma apenas que passa a ser “um dos maiores em termos de recursos” após a compra do Popular — que procurou de imediato sossegar os seus clientes após o anúncio da operação. Não reclama qualquer posição neste ranking dos maiores bancos, sendo que a afirmação é correta. Fica atrás do BCP, mas também da CGD, banco que, apesar de todas as mudanças no mercado nacional, continua a ser o líder incontestado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prova dos 9: Santander Totta é mesmo maior que o BCP?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião