Angry Birds na bolsa a valer dois mil milhões
A Rovio Entertainment pretende ir para a bolsa no próximo mês através de uma oferta pública inicial que poderá avaliar a dona dos Angry Birds em cerca de dois mil milhões de dólares.
Adepto do jogo Angry Birds? Também já vai poder investir no jogo de telemóvel que o prende muitas horas diante do ecrã. Isto porque a Rovio Entertainment tem planos para lançar a Oferta Pública Inicial (initial public offering, IPO) no início do próximo mês numa operação que poderá avaliar a empresa em cerca de dois mil milhões de dólares (cerca de 1,7 mil milhões de euros), segundo adiantou fonte próxima do processo à agência Bloomberg.
De acordo com a mesma fonte, a Rovio — que detém o jogo e ainda um filme sobre os Angry Birds — deverá levantar aproximadamente 400 milhões de euros com a ida para o mercado bolsista local, na Finlândia. Mas não foram ainda tomadas decisões finais sobre o processo e entre as opções em cima da mesa poderá estar mesmo a manutenção do estatuto de empresas de capital fechado.
Carnegie Bank, Danske Bank e Deutsche Bank estão entre os bancos que estão a assessorar uma eventual estreia em bolsa da Rovio. Nenhuma destas entidades quis fazer comentários.
A Rovio está sediada na localidade finlandesa de Espoo, e obteve um crescimento das receitas de 34% em 2016, para os 190,3 milhões de euros. O EBIT — lucro antes de juros e impostos — situou-se nos 17,5 milhões de euros, depois de ter registado perdas no ano anterior.
Parte do seu negócio já foi alienado à Kaiken Entertainment, uma startup liderada pelo anterior presidente executivo da Rovio Mikael Hed e outros trabalhadores da empresa. Este negócio, realizado em março, incluiu o estúdio de animação da Rovio, o negócio de edição de livros e algumas propriedades não relacionadas com o Angry Birds, numa operação que fez parte da reorganização da empresa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Angry Birds na bolsa a valer dois mil milhões
{{ noCommentsLabel }}