Black Friday, afinal é de segunda a sexta
A Black Friday passou à história. A moda agora é promover uma semana inteira de grandes descontos. O ECO encontrou seis lojas que lhe oferecem todos os dias cortes, das viagens aos brinquedos.
Este ano, os sapatinhos de Natal voltam a ser recheados com ofertas em promoção. De acordo com um inquérito realizado pela Science4You, um quinto dos portugueses confessa que vai aproveitar as campanhas de descontos para se preparar para a época natalícia e a Black Friday é apontada como um dos momentos ideais para avançar nessa lista de presentes.
A “sexta-feira negra” — tradição norte-americana caracterizada por grandes cortes nos preços, nas mais variadas áreas de consumo, no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças — já não é, contudo, o que era. Chegou a mais países (ao México, a França, Índia e até Portugal) e tomou conta de períodos mais alargados. “Toda a gente quer vender mais”, afirma a DECO, em conversa com o ECO. “Mesmo assim, aplicam-se as mesmas regras da promoção e conselhos para as boas compras”, alerta.
Da hotelaria à tecnologia, muitos são casos em que, em vez de uma sexta-feira de cortes, se adotou uma semana (ou mais) de preços muito emagrecidos. O grupo Pestana decidiu estender a sua campanha até 27 de novembro e a Ryanair lançar, todos os dias desta semana, milhares de lugares com descontos e rasgar os preços dos alugueres de viaturas, no destino. “Esta campanha surge no seguimento de uma similar que lançámos no ano passado e que teve um sucesso tremendo”, adiantou ao ECO a transportadora irlandesa. Já a Worten dá cartas com uma semana negra com centenas de artigos em desconto e envio gratuito.
Quanto aos produtos para os mais pequenos, os descontos também não faltam. No que toca aos miúdos, os portugueses abrem os cordões à bolsa — o mesmo inquérito indica que orçamento de 25 euros para cada presente de Natal sobe para a faixa dos 50-100 euros, quando se trata das crianças — e as empresas dão largas à tesoura. A Toys R Us cortou os seus preços em metade e a Science4You descontou 70% dos valores originais, em produtos selecionados. “A maioria das marcas tem vindo a antecipar a sua comunicação e promoções, não só em loja mas, sobretudo, no online e o cliente também já está a guardar este dia no calendário“, explicou ao ECO a empresa. De acordo com a Science4You, adiantar os cortes é “uma estratégia não só para dar visibilidade à marca numa altura tão próxima do Natal mas, mais que tudo, para alavancar vendas”.
Crianças entretidas, viagem marcada, falta-lhe investir no seu guarda-roupa. Até 26 de novembro, o Clube Fashion, por exemplo, vende Louis Vuitton Vintage a até 75% menos e Lacoste a até 50% menos. Tudo isto com entrega até 48 horas, totalmente grátis.
Para que não perca nenhuma destas oportunidades, o ECO reuniu abaixo todos os detalhes das campanhas.
-
Ryanair
Ir a Paris por 15 euros ou Frankfurt por 13? Sim, é possível, com a semana negra desta transportadora aérea irlandesa. De 20 a 24 de novembro, a Ryanair vai oferecer, diariamente, milhares de lugares com desconto e cortes no aluguer de viaturas no destino.
-
Science4You
Até 26 de novembro (na loja online), pode adquirir um drone, uma fábrica de batons ou uma lâmpada de lava com 70% de desconto. A Science4You aderiu à moda e adotou uma semana negra de descontos, em produtos selecionados, que lhe vai dar uma mãozinha nas compras de Natal. Nas lojas físicas, as promoções só duram o fim de semana, isto é, estão em vigor de 24 a 26 de novembro.
-
Worten
“Rasgamos os preços”, anunciam. Até 22 de novembro, a Worten promove uma semana negra de descontos, com centenas de artigos com preços reduzidos e entregas gratuitas. Da informática aos pequenos e grandes eletrodomésticos, passando pela fotografia, as compras podem ser pagas até dez prestações, sem juros. Na sexta-feira, a empresa portuguesa lançará uma nova campanha de promoções.
-
Grupo Pestana
Neste grupo hoteleiro, os dias negros duram até 27 de novembro e podem valer até 42% de desconto nas estadias (com direito a pequeno-almoço) em 76 das suas 90 unidades portuguesas, incluindo o Pestana Palácio do Freixo (Porto), o Pestana Porto Santo e o Pestana Delfim (Algarve). Até à próxima segunda-feira, as reservas que se refiram no máximo a janeiro do próximo ano beneficiam de um corte. Além disto, as crianças desfrutam de condições especiais.
-
Toys R Us
Prepare as compras do Natal para os mais pequenos, já esta semana. Até domingo (26 de novembro), há milhares de produtos com até 50% de desconto, na Toys R Us. Pode comprar assim um baloiço que custava quase 100 euros a 49,99 euros ou uma cadeira de passeio com uma redução semelhante.
-
Clubefashion
O primeiro clube de moda online português juntou-se ao movimento e até 26 de novembro cortou os seus preços. Marcas como a One, Timberland e Michael Kors estão, por estes dias, não só aos melhores preços do mercado, mas a 48 horas de distância (dois dias é o prazo máximo de entrega das compras). Os preços dos artigos da Louis Vuitton Vintage estão até 75% mais magros e os das peças Lacoste sofreram um corte de 50%. Além disto, os portes de envio são gratuitos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Black Friday, afinal é de segunda a sexta
{{ noCommentsLabel }}