Gasóleo sobe mais de um cêntimo na próxima semana
Os combustíveis vão ficar mais caros a partir da próxima segunda-feira. No caso do gasóleo, vai passar a custar mais um cêntimo por litro para atingir o valor mais elevado desde abril de 2015.
Não espere pela próxima semana se pretende abastecer o depósito do seu automóvel. Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de segunda-feira. Mais o gasóleo até, que deverá custar um cêntimo mais por cada litro.
De acordo com os cálculos do ECO com base nas cotações da Bloomberg, o litro do diesel, o tipo de combustível mais consumido em Portugal, deverá passar a custar cerca de 1,29 euros assim que os postos de abastecimento em Portugal Continental procederem à atualização dos seus preçários já na próxima segunda-feira. Será o valor mais alto desde, pelo menos, abril de 2015, segundo o site da Direção-Geral de Energia e Geologia.
Também a gasolina custará mais ao bolso dos portugueses. Para já, o comportamento dos mercados internacionais ao longo desta semana aponta para um agravamento do preço inferior a um cêntimo. O que, no limite, poderá deixar o preço final no consumidor inalterado perto dos 1,46 euros.
A evolução dos preços dos combustíveis resulta da variação das cotações médias do gasóleo e da gasolina na última semana nos mercados. No caso da tonelada métrica do gasóleo, a cotação média apresenta-se com uma valorização de 2,5% para os 481,31 euros. Já a cotação média da tonelada métrica da gasolina está nos 508,86 euros, refletindo um ganho de 1,27% desde a semana passada.
Em causa está a Forties Pipeline Systems, onde foi detetada uma fenda durante uma inspeção de rotina, cuja reparação deverá demorar duas semanas, condicionando o fornecimento de petróleo. Esta paragem é crítica tendo em conta a relevância desta conduta para a passagem de Brent. Alimenta o terminal de exportações Hound Point, perto de Edimburgo na Escócia, e suporta 80 campos de exploração.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Gasóleo sobe mais de um cêntimo na próxima semana
{{ noCommentsLabel }}