S&P marca teste a Portugal para 16 de março

  • ECO
  • 15 Dezembro 2017

Standard & Poor's revela que primeira avaliação à dívida soberana portuguesa do próximo ano será publicada a 16 de março. Portugal enfrenta o segundo teste a 14 de setembro.

Depois de a DBRS revelar o seu calendário de avaliação da dívida portuguesa, agora foi a vez de a Standard & Poor’s anunciar que vai fazer o primeiro teste às obrigações do Tesouro no dia 16 de março. A agência de notação financeira que em setembro surpreendeu ao tirar o rating do país de “lixo” fará um novo exame depois do verão.

De acordo com o regulamento europeu, as agências de rating têm de adiantar, previamente, os dias em que preveem divulgar as avaliações sobre o risco de crédito dos países. Na quarta-feira, a DBRS fez investidores e economistas marcarem nas suas agendas os dias 20 de abril e 12 de outubro de 2018 como outras datas igualmente importantes para as contas nacionais.

Mas antes da DBRS, as atenções vão virar-se para a S&P. No próximo ano, Portugal enfrenta o primeiro teste da agência de notação norte-americana será a 16 de março. A segunda nota sobre a dívida soberana nacional será publicada a 14 de setembro.

A S&P foi a primeira das grandes agências a colocar a dívida portuguesa com grau de investimento, a 15 de setembro. Na última avaliação à dívida soberana portuguesa, a Standard & Poor’s considerou haver uma expectativa de crescimento económico sólido e consolidação orçamental adicional assim como a diminuição de riscos financeiros externos durante os próximos dois anos”.

Consulte aqui o calendário de publicação das avaliações da S&P para os soberanos europeus, em 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

S&P marca teste a Portugal para 16 de março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião