Chairman do Montepio em risco de ser vetado pelo BdP
Francisco Fonseca da Silva, nome indicado para presidente da administração do Montepio pode não ter o aval do Banco de Portugal. Em causa estão as relações comerciais entre o gestor e o banco.
Não está fácil a vida para o Montepio. Depois da polémica à volta do nome de Nuno Mota Pinto, nome indicado para presidente executivo do banco, é agora a vez do nome indicado para presidente da administração estar também debaixo dos holofotes.
Segundo escreve o Público (acesso condicionado) na edição desta sexta-feira, depois do Jornal Económico durante o dia de quinta-feira ter avançado com a notícia no site, a nomeação de Francisco Fonseca da Silva, indicado pela Associação Montepio Geral para ser o próximo presidente do conselho de administração da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) está em risco. Em causa estão as relações comerciais que o grupo empresarial do gestor tem com o banco, e que impedem o Banco de Portugal (BdP) de lhe conceder o registo de idoneidade para gerir a instituição financeira.
O grupo de empresas de Francisco Fonseca da Silva tem créditos de 2,2 milhões de euros junto do Montepio, destacando-se a Food4Kings que explora em Portugal o restaurante Burger King. Apesar de os créditos estarem regularizados esta situação configura uma situação de conflito de interesses, segundo os critérios do BdP, adianta aquele diário.
O candidato a chairman da CEMG já pertence ao conselho geral e de supervisão desta instituição, um órgão com funções consultivas pelo que a questão nunca se tinha colocado anteriormente.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Chairman do Montepio em risco de ser vetado pelo BdP
{{ noCommentsLabel }}